Sindicato oferece a jornalistas e estudantes curso sobre reforma ortográfica

Treinamento ocorrerá na manhã do dia 28 de março, um sábado, na sede do Sindicato dos Jornalistas, e será dado pelo professor Myrson Lima

Estão abertas no Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) as inscrições para o curso sobre reforma ortográfica dirigido a jornalistas, estudantes de Jornalismo e demais interessados. O treinamento será realizado no dia 28 de março, das 9 às 11 horas, no auditório da sede do Sindjorce. O número de vagas está limitado a 30 e serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. A taxa de participação é de R$ 10,00 para estudantes e jornalistas sindicalizados e de R$ 20,00 para jornalistas sindicalizados inadimplentes, profissionais não sindicalizados e outros interessados. Os participantes terão direito a café-da-manhã, que será servido às 8h30min.



 


O curso sobre o novo acordo ortográfico será dado por Myrson Lima, professor de Redação, membro da Academia Cearense da Língua Portuguesa e autor do livro “O Essencial do Português”, que já está na sétima edição. Emprego do hífen, acentuação gráfica, uso de letras maiúsculas e minúsculas, divisão silábica e grafia de nomes próprios e de estabelecimentos fazem parte do programa do treinamento. “Em duas horas, o participante sairá seguro dessas mudanças. O tempo é suficiente para que ele assimile bem e saia aplicando as novas regras”, garante o professor Myrson.
As duas horas de curso serão divididas para uma exposição sobre o novo acordo, um tira-dúvidas dos participantes e a parte final com exercícios para melhor fixação do conteúdo. O contato de jornalistas e demais profissionais de comunicação com as novas regras da ortografia é essencial, já que a palavra é a principal ferramenta de trabalho nesse meio. Segundo o Ministério da Educação, o acordo altera cerca de 0,5% das palavras no Brasil.



 


O novo Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa entrou em vigor no dia 1º de janeiro deste ano, depois da assinatura pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva do decreto nº 6.583, de 29 de setembro de 2008, que promulga o acordo, assinado em Lisboa em 16 de dezembro de 1990.


 


Serviço
Curso sobre o novo Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa
Data: Sábado, 28 de março de 2009
Horário: 9 às 11 horas
Local: Auditório da sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará
Mais informações: (85) 3272.2966


 


Fonte: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará