Lula Morais ressalta investimentos do PAC no Ceará

O deputado Lula Morais (PCdoB) destacou na sessão plenária desta quarta-feira (04/03) da Assembléia Legislativa os investimentos que o Governo Federal tem feito no Ceará por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Para ele, a lista de projeto

Lendo a matéria veiculada na edição do último domingo (28/02) do jornal O Povo, que detalha o andamento de parte das ações do PAC, o parlamentar ressaltou que o Palácio do Planalto prevê um aporte superior a R$ 17 bilhões até o final de 2010 para o Ceará. Conforme ele salientou, os recursos são suficientes para iniciar e dar continuidade a 53 grandes e médios projetos no Estado em logística, energia e obras urbanísticas. Além disso, existem mais 270 processos de licitação encaminhados.


 


Na defesa do trabalho do Governo Federal no Ceará, Lula Morais citou os projetos de urbanização e habitação, como o Projeto Vila do Mar, executado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza com financiamento do PAC, a construção do terminal de carga e torre de controle e do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Pinto Martins, e a continuidade das obras do Metrofor que iniciaram em 1999. Ainda em Fortaleza, o deputado tratou da urbanização da bacia do rio Maranguapinho, que conforme ele, é “a maior intervenção urbana do Brasil”.


 


Na lista do parlamentar constaram também investimentos pelo Interior em geração de energia elétrica, ampliação e recuperação de estradas e em recursos hídricos, como no caso da transposição das águas do rio São Francisco e da construção da barragem Figueiredo, localizada entre Alto Santo e Iracema. Para Lula Morais, esse conjunto de ações é inclusive responsável pelo amortecimento da crise mundial sobre o Estado.


 


A lista de investimentos federais no Ceará exposta pelo deputado do PCdoB causou reação na bancada do PSDB na Casa. Para os deputados tucanos Tomás Figueiredo, Luiz Pontes e Nenen Coelho os recursos previstos pelo PAC não estão sendo revertidos adequadamente. Tomás lembrou ainda que muitos dos projetos estruturantes citados por Lula Morais tiveram origem quando o PSDB estava no comando do Ceará. Já Luiz Pontes afirmou que o colega comunista descreve um “sonho bonito”. “Quando estiver sonhando lembre de me colocar nele, porque quero ver essas obras efetivamente”.


 


GUERRILHEIROS DO ARAGUAIA


 


Lula Morais chamou atenção ainda para a construção da usina hidroelétrica Santa Isabel, que irá inundar uma área de 24 mil hectares de terras às margens do rio Araguaia, exatamente a região onde atuou a guerrilha comunista e tornará impossível encontrar os restos mortais dos 58 guerrilheiros do Araguaia, entre eles quatro cearenses, desaparecidos há mais de três décadas, possivelmente executados pelas Forças Armadas.



Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL