Empresa de Betim bloqueia entrada de sindicalistas para impedir protesto

Seguranças particulares da Jabil do Brasil impediram o acesso
dedirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim à portaria da
empresa natentativa de evitar a realização de um ato marcado para as 13
horas desta quinta-feira, 5, em protesto contra a pr

A empresa optou pelas demissões após o Sindicato ter se recusado a firmar um acordo para suspensão temporária do contrato de trabalho de 275 trabalhadores – 20 deles foram demitidos ontem. Antes de iniciar a negociação, a Jabil já havia dispensado outros 60 trabalhadores.

A justificativa apresentada pelo Sindicato para recusar o acordo é de que a empresa pode utilizar outras medidas, como férias coletivas ou licença remunerada, para evitar as demissões, segundo o presidente da entidade, Marcelino da Rocha.

A empresa, entretanto, não aceita estas alternativas.Além disso, em comunicado distribuído aos trabalhadores a partir da manhã de hoje, o Sindicato advertiu que as demissões não estão relacionadas exclusivamente à queda no volume de encomendas da unidade instalada em Betim, mas fazem parte de um plano global da empresa de eliminar cerca de três mil postos de trabalho em suas 21 unidades espalhadas pelo mundo. Com a medida, a fabricante de componentes eletro-eletrônicos planeja economizar US$ 55 milhões.

Caso as novas dispensas se confirmem, a empresa irá eliminar aproximadamente 15% de seu quadro funcional em Betim, que é de, aproximadamente, 1.900 empregados.

De Betim,
Alexandre Magalhães