Ex-parlamentares são condenados a mais de 10 anos de prisão

A Justiça do Rio de Janeiro atendeu aos pedidos do Ministério Público e condenou o ex-Vereador Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho, e o ex-Deputado Estadual Natalino Guimarães, que são irmãos. Os ex-parlamentares, que haviam sido denunciados como chefes

Os condenados integram a chamada “Liga da Justiça”, que atua nos bairros de Campo Grande, Guaratiba, Paciência, Cosmos e Santa Cruz, todos situados na Zona Oeste do Rio de Janeiro.



Foram condenados também o ex-policial Ricardo Teixeira Cruz, o Batman, que está foragido (9 anos e 4 meses); Leandro Paixão Viegas (9 anos e 4 meses); André Luiz da Silva Malvar (8 anos e 4 meses); Julio César Oliveira dos Santos (8 anos e 4 meses); Gladson dos Santos Gonçalves; Fábio Pereira de Oliveira e Alcemir Silva (8 anos). Todos cumprirão a pena em regime inicialmente fechado. Dos dez réus, apenas Batman não está preso.



O Subprocurador-Geral de Justiça de Atribuição Originária Institucional e Judicial, Antonio José Campos Moreira, que foi o responsável pelo processo junto ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça, considera a condenação um marco, esclarecendo que as penas de Jerominho e Natalino foram superiores às dos demais réus porque eram eles os chefes da milícia.



Ainda segundo o Procurador de Justiça Antonio José, que supervisiona o recém-criado Núcleo de Combate ao Crime Organizado e às Atividades Ilícitas Especializadas, a atuação do MP contra os milicianos, sejam eles autoridades ou não, será intensa e contínua.