Lula Morais propõe debate no Dia Mundial da Água

Para comemorar o Dia Mundial da Água (22 de março) e discutir as conseqüências da escassez deste bem essencial para a vida, o deputado Lula Morais realizará na próxima segunda-feira, 23 de março, a partir das 8h 30min, um café da manhã seguido de debate a

Das águas da Terra, menos de 3% são doces e, destas, mais de dois terços estão inacessíveis para consumo humano. O Brasil detém cerca de 12% da água doce disponível no mundo, mas mais da metade (54%) desse total localiza-se na Amazônia e na bacia do rio Tocantins, onde está a menor população por quilômetro quadrado do país.


 


Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), a escassez de água já afeta 1,2 bilhão de pessoas em todo o mundo, enquanto outros 500 milhões já começam a sofrer pela falta do recurso.


 


O aumento do acesso à água potável é uma das metas de desenvolvimento para o milênio estabelecido em 2002, na reunião de cúpula de Johannesburgo (África do Sul). Segundo a meta, é preciso reduzir pela metade o número de pessoas sem acesso ao recurso no mundo até 2015.


 


Programação do debate:


 


1- Mundanças climáticas e seus impactos no semi-árido
palestrantes: Dr. Rocha Magalhães do Ministério do Meio Ambiente, Dr. José Roberto Lima, Ministério do Meio Ambiente.



2-A elaboração do Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos efeitos da Seca
palestrantes: Sra. Raquel Cristina Vieira – DNOCS e Sra. Liduína Carvalho Costa – SRH


 


3- A LEi nº 14.198/08 – Institui a Política Estadual de Combate e Prevenção à Desertificação
palestrante: Dep. Lula Morais.



Fonte:  Assessoria do Deputado Lula Morais