Edmilson debate o funcionamento dos aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim

Em visita técnica, na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado federal Edmilson Valentim (PCdoB), debateu assuntos relacionados ao funcion

O debate destacou o impacto e as consequências econômicas da anulação da Portaria n.º 187 da ANAC, que flexibiliza regras e restringe o uso dos dois aeroportos. Representantes da ANAC defenderam que as empresas do setor aéreo podem escolher a melhor alocação de suas linhas, lembrando os artigos 48 e 49 da lei de criação da entidade que prevê a liberdade operacional e tarifária das empresas. A ANAC alega que essa medida não compromete a conectividade do aeroporto internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão, pois este continuaria recebendo, embora em menor proporção, voos de outros estados para realizarem conexões na cidade com destinos internacionais.



O governo do Estado defendeu a importância e a necessidade de fortalecer o aeroporto Galeão, ressaltando que em momento de crise concentrar os voos em um único aeroporto é a melhor maneira de fortalecê-lo, inclusive como referência internacional.



Edmilson Valentim, que presidiu a mesa de honra juntamente com o presidente da Associação Comercial do Rio Janeiro, Olavo Monteiro de Carvalho, corroborou a posição de fortalecimento do aeroporto Galeão e manifestou sua opinião contrária à privatização desse importante aeroporto situado no Rio de Janeiro.