Jornalistas cearenses farão manifestação em defesa da obrigatoriedade do diploma

É hora de sair às ruas em defesa do diploma. No dia anterior à votação no STF sobre a obrigatoriedade do diploma para o exercício do Jornalismo, jornalistas e estudantes realizarão um ato público na Praça da Imprensa

Chegou o momento mais importante da campanha em defesa do diploma de Jornalismo como condição para o exercício profissional. A votação no STF sobre a obrigatoriedade da formação específica será na próxima quarta-feira (1º/4). Estudantes e jornalistas devem vestir a camisa, pôr a bandana na cabeça, colar adesivo no peito e sair às ruas para demonstrar o sentimento a favor de um Jornalismo melhor para a sociedade.


 


Profissionais de redação e assessoria, estudantes e professores de Jornalismo e jornalistas desempregados ou aposentados, chegou a hora do esforço conjunto para sensibilizar os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) a manterem a exigência da formação superior específica como condição para o exercício da profissão. A maior Corte do País vai decidir na próxima quarta-feira, 1º de abril, se mantém ou não a obrigatoriedade do diploma para o exercício do Jornalismo.


 


A hora é de todos vestirem literalmente a camisa do diploma e saírem às ruas. Na ida à faculdade ou ao trabalho, no momento das compras ou da atividade física, na saída com os colegas ou durante o lazer, cada um deve contribuir para dar visibilidade a essa campanha que interessa aos jornalistas, mas também à sociedade.


 


“O STF está prestes a julgar um Recurso Extraordinário que, se aprovado, acabará com a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista, permitindo que qualquer pessoa, mesmo a que não tenha concluído nem o ensino fundamental, exerça as atividades jornalísticas”, alerta a nota da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) “Em defesa do Jornalismo, da Sociedade e da Democracia no Brasil”.


 


O aumento da visibilidade de ações em defesa do diploma está sendo articulado pela Fenaj junto aos 31 sindicatos de jornalistas do País. Cada entidade está mobilizando a categoria nos estados para chamar a atenção da sociedade e dos próprios ministros do STF para o perigo que representa o fim da exigência do diploma.


 


Vista a camisa, ponha a bandana, cole o adesivo


 


Se você ainda não tem a camisa alusiva à campanha em defesa do diploma, novas peças estarão à venda no Sindicato dos Jornalistas a partir da próxima segunda-feira (30/3). A um preço de R$ 10,00, você adquire a camisa, que foi confeccionada com uma nova arte.


 


É hora também de pôr na cabeça as bandanas entregues nas atividades realizadas pela manutenção do diploma e que resumem o desejo dos jornalistas: “tire a mão do meu canudo”. Com esse mesmo tom, adesivos estarão sendo entregues também a partir de segunda-feira pelo Sindicato dos Jornalistas.


 


Ato público no Ceará


 


Na próxima terça-feira (31/3), data que antecede o julgamento do STF, jornalistas e estudantes do Ceará vão se reunir em um grande ato público em defesa do diploma. A concentração será às 9 horas, na Praça da Imprensa, onde haverá panfletagem, apitaço, adesivaço e venda de camisetas e livros sobre a formação superior em Jornalismo.


 


Professores, estudantes, profissionais de redação e assessoria e jornalistas aposentados ou desempregados estão convidados a participar do ato, que culminará com uma passeata às 13 horas.



Julgamento será acompanhado ao vivo no Sindjorce


 


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) estará de prontidão no dia do julgamento pelo STF do Recurso Extraordinário sobre a obrigatoriedade do diploma para o exercício do Jornalismo.


 


Um telão será montado no auditório do Sindicato para que as pessoas interessadas possam acompanhar o julgamento, que será transmitido ao vivo, a partir das 14 horas, pela TV Justiça.


 


Conversa Afinada especial


 


No dia da definição do STF sobre a obrigatoriedade do diploma para o exercício do Jornalismo, o Sindicato dos Jornalistas realizará um Conversa Afinada especial, independente do resultado do julgamento.


 


A edição especial do projeto terá como debatedores os jornalistas Adísia Sá, Nilton Almeida e Paulo Mamede, membros da Comissão de Ética do Sindjorce, e Plínio Bortolotti, editor institucional do jornal O Povo.


 


O Conversa Afinada ocorrerá no Espaço Cultural do Sindicato dos Jornalistas (Sindbar), a partir das 19 horas.


 


Fonte: Sindjorce