Patativa do Assaré será o grande homenageado do aniversário de Fortaleza

Praça do Ferreira vai ver música, poesia, filme e outras peripécias

Todas as loas a Patativa do Assaré. No dia 13 de abril de 2009, aniversário de Fortaleza e ano em que se comemora o centenário de nascimento do artista (5/03/2009), a Praça do Ferreira vai ver música, poesia, embolada de coco, filme, sapateado e outras peripécias para relembrar o Mestre da poesia popular, filósofo da natureza e da vida no Sertão, camponês, político e escritor que nasceu na Serra de Santana, em Assaré, e que deixou sua poesia em forma de cantorias e desafios, cordéis e repentes pulsando em versos, livros, cordéis, xilogravuras, discos, filmes, teatro, cartas e idéias.


 


O tributo, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), dentro das comemorações dos 283 anos da Cidade, começa às 16h30 com o espetáculo “Pratativando”.
Escrita, dirigida e interpretada por Cláudio Ivo e Orlângelo Leal, a peça conta a história de Mateus, um astucioso menestrel que se vale da esperteza para enveredar no “show” que está sendo apresentado por um cantador em homenagem ao poeta maior, “Patativa do Assaré”. Depois de conseguir a façanha, começa uma grande viagem pelo universo de “Vaca estrela boi fubá”, “A triste partida”, “Por que deixei Zabé” e outros poemas da obra de Patativa.


 


Em seguida, as palavras ritmadas de Patativa do Assaré vão animar o público no show de Gildário de Assaré, sobrinho-neto do poeta. No repertório, músicas do mais autêntico xote, algumas compostas em parceria com o próprio Patativa.
Na seqüência, os DJs do projeto “Poeticativa do Assaré” vão usar falas poéticas de Patativa como base para a criação de uma performance musical executada por quatro músicos da nova geração da música cearense: Felipe Correia, o DJ Fil, que entrará com seus loops e beats digitais; Narcelio Grude, criador de instrumentos inusitados a partir de sucatas; David da Paz, poeta subversivo; e George Frizzo, baixista e produtor cultural.


 


A tarde de homenagens se encerra com a exibição em sessão gratuita, aberta ao público, do filme “Ave Poesia”, de Rosemberg Cariry. Para a realização da película, foram coletadas mais de 100 horas de material em estado bruto, ao longo de 27 anos. O resultado narra a vida do poeta Patativa do Assaré, em especial o lado político de seus atos, a confecção de seus poemas e sua relevância para a cultura brasileira. O filme ganhou o prêmio de Melhor Filme, no Cine Ceará. A sessão começa às 18h10, no Centro Cultural Sesc São Luiz.



Serviço


Aniversário de Fortaleza 283 anos – Homenagem a Patativa do Assaré, com apresentação da peça “Pratativando” (teatro de rua), show de Gildário do Assaré, performance musical com o coletivo de DJs “Poeticativa do Assaré” e exibição em sessão gratuita do filme “Ave Poesia”, de Rosemberg Cariry. Dia 13, na Praça do Ferreira, a partir de 16h30h (exibição do filme às 18h10, no Centro Cultural Sesc São Luiz).


 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Secultfor