Sede do PCdoB Cariri recebe a peça Lágrimas no Papel

A sede do Partido Comunista do Brasil – PCdoB do Cariri, localizada na rua Padre Cícero, 1122, em Juazeiro do Norte, será palco para a apresentação do monólogo Lágrimas no Papel.

Acontece neste domingo (12), às 18 horas, a exibição do monólogo Lágrimas no Papel, de autoria do dramaturgo comunista, Cacá Araújo. O trabalho é um resgate da história da Guerrilha do Araguaia, um dos maiores movimentos de resistência contra a ditadura militar. Esse ano a guerrilha completa 37 anos.



O monólogo já foi apresentado em diversos espaços da região do Cariri e consegue emocionar o público, pela contundente e envolvente interpretação da atriz François Fernandes.



SINOPSE:


 


Uma senhora solitária transita pela saudade, angústia, dor, revolta, temor. Sua filha Helena, líder estudantil e guerrilheira, fora lutar nas selvas do Araguaia contra a ditadura militar que se instaurara no Brasil.


 


Na companhia de um álbum de fotografias, saboreia lembranças profundas
e transita para a realidade que se insinua cruel. Notícias dão conta da morte da filha, mas uma doce insanidade alimenta a esperança de vê-la retornar. Fraca e doente, escreve a última carta para a filha, borrada pelas lágrimas derramadas.


 


Proposta


 


Inserindo-se no formato político do “teatro engajado”, o monólogo é baseado na história de Helenira Resende, comunista e líder estudantil assassinada pela repressão militar na região do Araguaia, durante a guerrilha em 1972.


 


A Guerrilha do Araguaia, organizada pelo PCdoB, que durou de 1972 a 1975, é uma das mais belas e heróicas páginas da história do Brasil. Jovens ousaram se insurgir contra a ditadura militar, regime de submissão ao imperialismo norte-americano e de opressão violenta contra o povo, tolhendo-lhe a liberdade e os direitos fundamentais. A Guerrilha do Araguaia completará 37 anos de seu início no dia 12 de abril de 2009.


 


Ficha técnica


Texto e Direção: Cacá Araújo
Cenografia: Cacá Araújo e Gabriela Melo
Sonoplastia: Cacá Araújo
Figurino e Maquiagem: Joênio Alves
Iluminação: Cacá Araújo
Operadora de Som: Mariana Nunes
Operadora de Luz: Andecieli Martins
Guarda-Roupa: Luciana Ferreira
Produção: Mônica Batista
Pesquisa Histórica: Viviane Maria Pereira de Carvalho, Sinara Rates,
Glaíse Cristina Feijó, Socorro Amaral, Maria Willianes Vidal, Jucinéia
Tavares da Silva, Amanda Séfora Sampaio, Maria Aparecida Santana.


 


Fonte: Alexandre Lucas