Assembleia comemora 283 anos da cidade de Fortaleza

A Assembleia Legislativa realizou nesta terça-feira (14/04) à tarde, sessão solene em comemoração aos 283 anos da cidade de Fortaleza. O evento foi aberto pelo presidente da Assembleia, deputado Domingos Filho (PMDB), que fez um histórico de Fortaleza.

“Não podemos negar que existem duas cidades. A Fortaleza elegante dos belos edifícios e a outra cidade, território dos aflitos, capital dos sem-nada, dos habitantes das favelas e das 84 áreas de risco, personagens do êxodo rural, da seca, da fome e da negligência de muitas gerações”, afirmou Domingos Filho, que destacou ainda a importância do exercício da cidadania e a responsabilidade coletiva. “A comunidade tem que compreender que a cidade lhe pertence”, disse.


 


O deputado Artur Bruno (PT), que solicitou a homenagem, também mostrou pontos positivos e negativos de Fortaleza e disse que é preciso priorizar as ações sociais. Bruno destacou que “a melhor maneira de homenagear a Capital é homenagear as pessoas que fazem esta cidade” e citou cinco dos homenageados: o ator e dramaturgo Ricardo Guilherme, o cantor e compositor Calé Alencar; a professora e membro do Conselho Estadual de Educação, Guaraciara Barros Leal; e os radialistas Paulo Oliveira e Nonato Albuquerque.


 


O deputado Nelson Martins (PT) disse que as desigualdades e problemas de Fortaleza surgiram com a migração de pessoas do interior e citou dados do IBGE, que mostram a Capital cearense como área de influência para cerca de 20 milhões de pessoas, do interior, dos estados do Piauí, Maranhão e parte do Rio Grande do Norte. Ele disse ainda que “é preciso analisar também coisas boas” e ressaltou que “o futuro de Fortaleza é extremamente promissor”.


 


Nelson Martins também falou das personalidades homenageadas, e destacou a engenheira agrônoma Alba Luci Morais Peloso; o superintendente do Instituto de Previdência do Município, Mário Mamede; o radialista Narcélio Limaverde, o médico Silas Munguba e o o secretário de Saúde do Município, Alexandre Mont’alverne. Os homenageados foram agraciados com placas comemorativas aos 283 anos de Fortaleza. Mont’alverne e Calé Alencar agradeceram a homenagem.


 


Também participaram da solenidade os deputados Francisco Caminha (PHS), Tomás Figueiredo (PSDB) e Tomaz Holanda (PV), o vice-governador Francisco Pinheiro, o presidente da Agência Reguladora de Fortaleza (Arfor) Adrimar Câmara Junior; o vereador de Fortaleza Leonelzinho Alencar (PTdoB), o procurador da República José de Arimatéia Neto e outras autoridades.



 


Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL