Secretaria de Cultura de Fortaleza lança Edital para os Festejos Juninos 2009

A Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) lançou nesta terça-feira, dia 14, o IV Edital de Seleção Pública para Fomento aos Festejos Juninos de Fortaleza /2009. O objetivo é democratizar e fortalecer uma

O IV Edital dos Festejos Juninos é dividido nas categorias Quadrilhas Juninas, que se refere à tradicional dança de pares ao som de músicas típicas e ao casamento matuto, e Festival Junino, que comemora o dia de Santo Antônio, São João e São Pedro em um espaço com decoração característica, comidas típicas e brincadeiras como o pau-de-sebo e a pescaria. Como não poderia faltar, o Festival Junino também pode ter sua quadrilha e seu casamento matuto.


 


A Secultfor elegerá uma comissão para seleção e conferência da documentação. Serão escolhidos 72 Grupos de Quadrilha e 24 Festivais Juninos, que receberão prêmios entre R$1,5 mil e R$ 6 mil. Os Festival Juninos serão divididos em três categorias, de acordo com o seu tempo de existência.


 


Segundo Elaine Brito, Coordenadora de Cultura Popular Tradicional da Secultfor, é um grande avanço incentivar as manifestações juninas através de um instrumento transparente, como é o Edital, principalmente porque o Ceará tem o maior número de quadrilhas de São João do Brasil. “A Prefeitura de Fortaleza trabalha para a permanência dessas tradições, por isso temos o cuidado para torná-las cada vez mais sólidas”, complementa.


 


As agremiações que tiverem seus projetos contemplados deverão promover, além de duas apresentações em espaços públicos, oficinas e cursos para a comunidade, com o intuito de incentivar e manter viva a tradição do nordeste brasileiro.


 


Serviço:


IV Edital de Seleção Pública para Fomento aos Festejos Juninos de Fortaleza /2009
Mais informações pelo telefone 3105.1358.
Inscrições de 15 de abril até 6 de maio, na sede da Secultfor (rua Pereira Filgueiras, nº4, Centro).


 


Veja o Edital e a ficha de inscrição aqui


 


Fonte: Prefeitura de Fortaleza