Jandira Feghali preside Fórum dos Secretários de Cultura

A nova presidente do Fórum Nacional dos Secretários Municipais de Cultura das Capitais, a secretária do Rio de Janeiro, Jandira Feghali, não vê obstáculo na crise econômica para o desenvolvimento do setor. Ela admite que a crise dificulta todos os setores, mas lembra que está provado que a cultura é a saída no sentido de que a indústria cultural gera emprego, arrecadação, mercado de trabalho e renda.

Jandira foi eleita por unanimidade durante Assembléia-Geral da entidade que ocorreu esta semana em Brasília. Ela, que substitui o secretário da Cultura de Cuiabá, Mario Olimpio, disse que este é um ano importante em função de importantes matérias que tramitam no Congresso de interesse do setor.

Para ela, que pretende fortalecer e ampliar o Fórum Nacional, o grande desafio dos dirigentes municipais é “fazer com que a cultura vire de fato política de Estado e seja prioridade na ampliação de cidadania, intervenção urbana, convivência e universalização de acesso aos bens culturais e valores culturais do pais, fortalecendo a diversidade e pluralidade que o Brasil possui.”

O trabalho que pretende realizar no Fórum Nacional, entidade que já que existe há mais de 15 anos, é manter regularidade na discussão com vários secretários das capitais e ampliar o debate para os secretários das regiões metropolitanas, para a elaborações de políticas culturais para o País. Ela quer ainda fortalecer a interlocução deles com a sociedade, as instituições e com o Ministério das Cultura. de Cultura é envolve elaboração de políticas para o pais faz

Para ela, a grande responsabilidade da Presidente da entidade é acompanhar as muitas Propostas de Emenda à Constituição (PECs) e projetos de lei que envolvem a Cultura e estão em tramitação no Congresso.

Entidade prestigiada

A Assembléia-Geral que elegeu a nova diretoria da entidade discutiu a reforma da Lei Rouanet, além de estratégias de envolvimento do Congresso nas demandas da Cultura e a institucionalização do próprio Fórum.

A presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, no evento, demonstrou o prestígio da entidade e o compromisso do governo com as demandas das capitais e dos secretários das principais cidades brasileiras demonstra, comemorou o ex-presidente Mário Olímpio.

Ele destacou como êxitos do evento a conquista do assento no Conselho Nacional de Política Cultural por meio da Frente Nacional dos Prefeitos e representatividade no Grupo de Discussão do Sistema Nacional de Cultura, instâncias fundamentais para o desenvolvimento das políticas públicas de cultura.

Para Mario Olimpio, essa integração com outras entidades fortalece o fórum quanto à materialização das ações. “Nesta Assembléia, tivemos também a participação do presidente do Fórum dos Secretários Estaduais de Cultura, secretário de Cultura do Acre, Daniel Sant’Ana. Isto representa possibilidades reais de integração do município com o estado e a União em favor da descentralização.”

De Brasília
Márcia Xavier