Tocantins: Marcelo pode pagar indenizações a PM.



Policiais militares esperam que o governador Marcelo Miranda (PMDB) faça alguma manifestação sobre a indenização da categoria, nesta terça-feira, 21, durante a solenidade de promoção de oficiais e de concessão de medalhas da Polícia Militar. O evento acontece às 19 horas, no Quartel do Comando-Geral.

Os PMs tentam há dois anos receber a indenização vencida na Justiça, cuja ação já foi transitada em julgado. Segundo a categoria, o pagamento do benefício foi prometido pelo governador durante sua campanha pela reeleição em 2006.

O governo alega que só teriam direito à indenização os 183 PMs que pagaram as custas iniciais do processo. Porém, o Superior Tribunal de Justiça e o Tribunal de Justiça do Tocantins já decidiram que toda a corporação deve ser contemplada.

Conforme fontes militares ouvidas pelo Portal CT, a expectativa é de que o governador possa apresentar um cronograma de pagamento de pelo menos parte da indenização. “Os boatos que chegam afirmam que o governador deve fazer isso até por conta da cassação de seu mandato, que está se aproximando e ele quer deixar o Palácio Araguaia com uma boa imagem”, afirmou uma importante fonte militar, que pediu para não ser identificada.

Segundo o Jornal do Brasil afirmou no sábado, 18, o julgamento de Marcelo no Recurso contra Expedição de Diploma (RCED), movido pela União do Tocantins, pode começar dentro de oito dias, no dia 28. A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) já deu parecer favorável à cassação do governador do Tocantins e de seu vice, Paulo Sidnei (PPS).

Solenidade
As promoções da solenidade dessa terça-feira serão concedidas a 39 aspirantes à patente de primeiro tentente. Também podem ser concedidas outras promoções, que serão reveladas somente durante a solenidade, segundo informou a PM. 

Quanto às homenagens, serão agraciadas cinco autoridades com a Medalha Tiradentes, uma honraria da PM a civis e militares por serviços relevantes prestados à comunidade. Serão homenageados a presidente do Tribunal de Justiça, Willamara Leila; o secretário da Habitação e Desenvolvimento Urbano, Alendro Lacerda; o secretário do Planejamento, José Augusto Pires Paula; a secretária da Educação e Cultura, Maria Auxiliadora Seabra Rezende, e o comandante do 22º Batalhão da Infantaria do Exército, coronel Miguel Ângelo Compagnac. 

Também serão concedidas medalhas por tempo de serviço a 102 policiais militares, sendo oito medalhas (por 30 anos); 33 medalhas (20 anos); 61 medalhas (10 anos).(Com informações da Secom)


 


fonte:www.clebertoledo.com.br