Fortes chuvas desabrigam famílias em Sobral e Crateús

A água da chuva invadiu as casas nas cidades de Sobral e Crateús. As famílias que ficaram desabrigadas foram transferidas para abrigos públicos pela Defesa Civil. Em Sobral, o nível da água do rio Acaraú estava alto, mas alguns não quiseram sair

As águas de abril causaram mais estragos no Interior. Desta vez, um das cidades afetadas foi Sobral. Depois de 97 milímetros de chuva, 126 famílias ficaram desabrigadas, de acordo com a Defesa Civil da cidade. Em Crateús, foi registrada a maior chuva (no período das 7 horas de terça para as 7 horas de quarta-feira) do Estado – 134.2 milímetros. Também há desabrigados na cidade e, na tarde de ontem, uma das casas atingidas pela chuva caiu.


 


Em Sobral, a Prefeitura disponibilizou seis abrigos provisórios para as famílias em parque de exposição, clubes, associação comunitária e prédios particulares. Na tarde de ontem, ainda havia pontos de inundação, na sede e nos distritos de Aracatiaçu e da Várzea Redonda.


 


Na sede, as áreas mais afetadas foram o Bairro da Santa Casa e o Tamarindo, de acordo com Jorge Trindade, coordenador da Defesa Civil de Sobral. As famílias que moram próximo ao rio Acaraú foram atingidas, com a cheia no reservatório.


 


Mas ainda havia risco para as famílias que não quiseram sair do local, segundo o subtenente Marcos Costa, da Defesa Civil. De acordo com ele, no início da noite de ontem, o nível da água do rio Acaraú ainda estava alto, já chegando às residências das famílias que moram à margem.


 


O subtenente disse que a Defesa Civil do Estado enviaria cerca de 500 cestas básicas, além de colchonetes e roupas, para os atingidos pela chuva. À noite, foi servido um sopão aos desabrigados.


 


Risco


 


Na cidade de Crateús, a precipitação maior foi registrada depois das 21 horas da terça-feira. A população dos bairros Cidade Nova e Patriarcas foi a que mais sofreu com a intensidade da chuva. De acordo com a subinspetora Clislene da Silva Melo, a Guarda Municipal de Crateús ficaria em alerta na noite de ontem para ajudar na possível transferência das famílias que moram à margem do rio Poti. O tempo estava fechado.


 


O risco era de inundação das casas se a chuva fosse novamente intensa. “Se chover como ontem (terça-feira), provavelmente teremos problemas”, afirmou a subinspetora. De acordo com ela, já haviam sido escolhidos abrigos para a possível transferência das famílias que precisarem.


 


Onde mais choveu


 


Local Qtd. (mm)


 


Amontada 141.4


Cariré 135


Crateús 34.2


Canindé 105


Meruoca 101


Sobral 97.2


Maranguape 91


Palmácia 90


Pentecoste 89


Novo Oriente 88


Irauçuba 88


Acaraú 86


Fortaleza 83.4


Pacajus 83


Pindoretama 80


Barreira 84


Itapajé 80


Ubajara 77


Redenção 71


Granja 71


Nova Olinda 70


Caucaia 68.4


São Luís do Curu 68


 


FONTE: Funceme