Terra Negra Brasil deixou marco de identidade racial em Lagoa Nova

O seminário Terra Negra Brasil, realizado em Lagoa Nova na última sexta feira (17), deixou na cidade um marco importante na busca do seu perfil étnico. Após o evento, Lagoa Nova passou a ser mais consciente de seu papel fundamental no resgate histórico de

É assim que encontramos a situação atual de vida dos Quilombolas da Macambira, que estão hoje em uma luta enorme para garantir espaços territoriais de seu habitat com fazendeiros que adquiriram segundo lideres negros, suas terras heranças de povos negros.


 


O Presidente estadual da UNEGRO Valdemir Sales, que esteve presente no seminário de Lagoa Nova, mostrou dados importantes que comprovam que a raça negra ainda precisa ocupar espaços importantes na sociedade moderna, mas que avanços já foram sentidos principalmente no mandato do presidente Lula e da Governadora Vilma de Farias, graças a sensibilidade social dos dois governos, frisou Valdemir.


 


Ainda segundo o presidente da UNEGRO, é  preciso entender que a desigualdade no Brasil tem cor, nome e história. Esse não é um problema dos negros no Brasil, mas sim um problema do Brasil, que é de negros, brancos e outros mais.


 


O fato é que um grande número de trabalhadores rurais negros não tem acesso às políticas públicas e, em uma ação conjunta com a SRA, estamos buscando organizar esses agricultores para acessar o Crédito Fundiário, frisou Sales.


 


por Val Araújo