Eliana Gomes – Trabalhadores e Trabalhadoras têm coragem pra lutar

A crise mundial financeira e ideológica que se agravou nos últimos meses coloca por terra a tese de que o capitalismo resolveria todos os problemas da humanidade. O neoliberalismo, face contemporânea da velha exploração, disseminou esta afirmação centrada

A perda do emprego é a primeira medida a ser tomada por quem criou a crise, na tentativa de socializar o prejuízo ao mesmo tempo em que se tenta manter as bases rentáveis do que acabou de cair. Os homens são demitidos em maior número e as mulheres são as que mais têm dificuldades em retornar ao mercado de trabalho. A crise e o desemprego mundiais iniciados no centro do capitalismo, os Estados Unidos, atingiu o Brasil, mas nosso governo enfrenta a problemática com várias medidas, entre elas uma justamente por onde a “quebradeira” começou: o setor imobiliário. Enfrentaremos a crise construindo 1 milhão de moradias, reduzindo os juros ainda em taxas absurdas, protegendo e gerando empregos. A crise é real e o compromisso com o povo por parte de quem foi eleito por ele deve ser mais real ainda.



Neste 1º de maio, quero saudar a todos os trabalhadores e trabalhadoras de nossa cidade, estado e país, em nome das comerciárias e comerciários de Fortaleza, que recentemente, depois de anos de luta, garantiram a regulamentação do funcionamento do comércio aos domingos. A crise certamente gera desafios e oportunidades, possibilitando a busca de alternativas ao modelo que ruiu deixando crise e sofrimento para a maioria dos povos do mundo. Para os (as) que afirmavam que o neoliberalismo salvaria o mundo e a humanidade, reafirmamos que o Socialismo vive como possibilidade real para o presente e o futuro. Com vigor teórico, político e ideológico é preciso apontar caminhos objetivos para superar o capitalismo. A crise atual confirma, mais uma vez, que o destino de mulheres e homens permanecerá incerto enquanto não houver um modelo de desenvolvimento voltado às necessidades da maioria de nossa gente.



Como comunista, mulher, militante das causas do povo e vereadora acredito que, agora, como há 160 anos, permanece viva, vigorosa e atual a máxima de Marx: “Trabalhadores (as) de todo o mundo, uni-vos!”. Viva os trabalhadores e trabalhadoras, viva o Socialismo, viva o povo brasileiro!



Vereadora Eliana Gomes – PCdoB