Ato show da CTB em Caxias do Sul reúne 20 mil pessoas

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil do RS (CTB) realizou nesta sexta-feira em Caxias do Sul as suas atividades para marcar o Dia Internacional do Trabalhador. O eixo do evento, que reuniu 20 mil pessoas nos Pavilhões da Festa da Uva,

Na parte da tarde aconteceram os shows com atrações locais e estaduais.  O publicou acompanhou a apresentação das bandas Sétimo Sentido, Por Acaso, Barra da Saia, Alma Nova, César de Freitas e Banda, Sul Mania, Daniel Barros e Los Medonhos. No intervalo de cada show os sindicatos filiados à CTB subiram ao palco para se manifestarem em relação ao dia dos trabalhadores.


 



Reflexão e acúmulo de forças
Guiomar Vidor, presidente estadual da CTB, salientou a importância deste 1º de maio como um dia de reflexão e acúmulo de forças. “É um dia de comemoração mas também de reflexão e afirmação dos trabalhadores que querem construir uma saída para a crise. “Defendemos a queda dos juros e a  promoção do desenvolvimento com emprego e renda para manter a economia aquecida,” destacou.


 


 


Vidor falou ainda sobre a luta dos trabalhadores gaúchos pela valorização do piso mínimo regional que, segundo ele, pela maneira com que o governo do estado está tratando, corre o risco de ser extinto. ''A governadora Yeda (PSDB), com a sua política de arrocho, está na contramão do desenvolvimento, já que o caminho para superar a crise é a valorização da renda do trabalho.'' O presidente da CTB também destacou a centralidade da luta dos trabalhadores contra o fator previdenciário.


 


O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul, Assis Melo, enalteceu a apresentação dos talentos musicais locais que animaram as milhares de pessoas presentes e os comparou ao talento dos trabalhadores de Caxias do Sul, que produzem a riqueza da cidade e da região. “Reafirmo a disposição dos trabalhadores para a união do setor produtivo e da sociedade para sairmos da crise,”salientou.


 


Lazer e integração
O passe livre do transporte coletivo, que foi transferido do último domingo do mês para a sexta, facilitou a participação de muitas famílias. Enquanto oito bandas se revezavam no palco do pavilhão 2, o moldador Adilson de Jesus Rodrigues, 33 anos, aproveitava a sombra das árvores para descansar ao lado da mulher, Cristina Borges, 35, e da filha Kemelly Borges, seis anos. Os três saíram do bairro Planalto no início da tarde para passear pelos pavilhões.


 


''É uma homenagem aos trabalhadores, então viemos prestigiar'', comentou Rodrigues.


 


A diarista Marli Rodrigues, 50, aproveitou a gratuidade do transporte e levou o filho e os netos para brincarem nas atrações oferecidas para as crianças. O grupo saiu do bairro São Victor-Cohab e pretendia ficar no parque até as 17h.


 


''Eu trouxe as crianças porque aqui há muitas coisas para elas se divertirem. Além disso é uma homenagem ao Dia do Trabalhador'' destacou Marli.


 


Presença jovem
Boa parte do público que lotou os pavilhões da Festa da Uva em Caxias do Sul era composto de jovens. O vice-presidente nacional da CTB, Vicente Selistre, não deixou de registrar uma opinião sobre essa característica verificada no ato da central. Para ele é necessário valorizar essa vontade de mudança que carrega a juventude trabalhadora.''Tivemos aqui uma grande festa e também um momento de reflexão sobre o significado de luta do 1º de maio, principalmente frente esta grave crise do capitalismo, que é um modelo ultrapassado'', acrescentou.


 


 


Fortalecimento sindical
O secretário de Cultura da Prefeitura de Caxias do Sul, Antonio Feldman, o evento marcou um dia de reafirmação do papel classista de luta do movimento sindical e da solidariedade. ''Esta festa também serviu para sensibilizar os presentes sobre as grandes causas da classe trabalhadora neste momento.''


 


Pela manhã cerca de 400 pessoas participaram do debate ''Por uma previdência mais justa e pelo fim do fator previdenciário''. Os debatedores foram o deputado federal Pepe Vargas (PT), relator do substitutivo na Câmara, a deputada federal Manuela D’Avila  (PCdoB),  e o advogado especialista em previdência, Daisson Portanova.


 


O evento foi promovido pela CTB RS, com apoio da Prefeitura de Caxias do Sul e das rádios Mais Nova FM e Rede São Francisco Sat.


 


De Caxias do Sul
Clomar Porto e Marcio Schenatto
Crédito Fotos: Marcio Schenatto


Com informações clicrbs/pioneiro.com.br