Aracaju: campanha de combate à dengue reduz em 98,89% casos
A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) continua em alerta constante no combate à dengue. O resultado desse controle permanente foi uma queda de 98,89% no número de casos confirmados da doença nesses quatro primeiros meses do ano, com relação ao mesmo per
Publicado 04/05/2009 21:24 | Editado 04/03/2020 17:20
Segundo a coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Taíse Cavalcante, o grande avanço no controle da endemia no primeiro quadrimestre de 2009 vem sendo alcançado graças ao trabalho contínuo e incessante da PMA. “Temos conseguido uma queda nos números de casos notificados mês a mês. Isso se deve ao trabalho de conscientização feito pelos agentes de saúde, às forças-tarefas realizadas semanalmente e à colaboração da própria comunidade”, destaca a coordenadora.
Taíse Cavalcante informa também que houve uma diminuição de 63,11% de casos notificados de dengue entre março e abril de 2009, período que é considerado o mais crítico do ano para o aumento de casos. “Este ano, mantivemos um controle efetivo da proliferação do mosquito da dengue em Aracaju, mesmo no período de racionamento de água, que levava os moradores a armazenarem água em recipientes, muitas vezes não protegidos e vedados”, observa.
Campanha
A campanha de combate à dengue da PMA alcançou números ainda mais animadores no mês de abril deste ano. Houve redução de 90,26% nos registros de casos notificados de dengue com relação a abril de 2008, quando foi caracterizada a epidemia de dengue em Aracaju.
No período do inverno acontece uma diminuição no índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, que acaba se desenvolvendo mais lentamente, demorando a chegar à fase adulta devido ao clima frio típico desta estação do ano.
Apesar disso, a Coordenação de Vigilância Epidemiológica (Covipi) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continuam atuando na redução do índice de infestação do mosquito da dengue na capital.