Audiência pública na Câmara de Fortaleza discutirá reajuste da tarifa de energia

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Fortaleza realiza na próxima quarta-feira, 06, a partir das 14h30min, audiência pública no auditório Ademar Arruda para discutir o recém anunciado aumento da tarifa de energia elétrica para Fortale

Segundo o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Plácido Filho (PDT), o reajuste anunciado pela companhia elétrica pegou todos os Fortalezenses de surpresa. “A Coelce tem que prestar as informações necessárias do porquê do reajuste de 11,25% na taxa de energia, o quanto ela arrecada, o quanto é repassado para a Prefeitura e outras questões. É preciso que representantes das comunidades venham à audiência, para que a população saiba o motivo de estar pagando tão alto por este serviço. O consumidor precisa saber o custo de um KW/h, por exemplo,” afirmou.


 


O aumento da Coelce já foi tema de diversos pronunciamentos em plenário. Os vereadores Marcelo Mendes (PTC) e Guilherme Sampaio (PT) solicitaram por meio de requerimentos encaminhados à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), aprovados por unanimidade, informações sobre o assunto. O vereador João Alfredo (PSOL) sugeriu a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o assunto.


 


Serão convidados para a audiência representantes dos seguintes órgãos: Decon, Procon Estadual e Municipal, Comissão de Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa, Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-CE, Ministério Público Estadual, Coelce, Aneel, ARCE, UNIFOR, UFC e Chesf.


 


Fonte: Câmara de Fortaleza