PMA iniciará projeto Plantando Cidadania

A Prefeitura de Aracaju vai iniciar nesta quinta-feira, 21, o projeto Plantando Cidadania. As primeiras mudas serão plantadas a partir das 8 horas na avenida São Paulo (bairro José Conrado de Araújo), rua Benjamin Constant (bairro Santos Dumont) e aven

De acordo com o prefeito, o projeto vai melhorar significativamente o microclima da cidade, além de diminuir a poluição sonora, purificar do ar, diminuir pragas e agentes causadores de doenças e embelezar a cidade, o que resultará na melhoria da qualidade de vida da população. Ainda segundo ele, o plantio de 5 mil mudas é apenas a primeira etapa do projeto. “Nos próximos anos, a meta é plantar 150 mil árvores em Aracaju”, destacou.



A execução do projeto é de responsabilidade da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), mas a iniciativa conta com o apoio e a participação de ONGs, instituições de ensino e da iniciativa privada. “Temos na nossa cidade um déficit de arborização, concentrado principalmente na zona norte. Com esse projeto queremos resolver esse problema. A zona norte terá um número maior de mudas, mas o plantio de árvores vai acontecer em toda a cidade”, informou a presidente da Emsurb, Lucimara Passos.


 


Mudas


 


Para o plantio, foram escolhidas espécies tolerantes ao clima, umidade e condições de solo. Parte delas será de mudas frutíferas, solicidadas pela própria população. A ONG Instituto Vida Ativa vai doar quatro mil mudas e as mil mudas restantes para a primeira etapa do projeto fazem parte do estoque da Emsurb.


 


As árvores a serem plantadas em toda a cidade são de porte pequeno (Flor de Abril e Pitanga), médio (Angico Vermelho, Araçá Cagão, Aroeira, Azeitona do Mato, Bacupari, Brasileirinho, Caju Precoce, Faveiro, Graviola, Ipê Branco, Ipê Rosa, Ipê Roxo, Louro Pardo, Pau D'Alho, Pau Brasil e Porangaba) e grande (Casuarina, Craibeira, Felício, Jambo Vermelho Neem Indiano, Tamarindo, Tamboril e Teca).