Agentes da AMC em greve

Os agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC) decidiram paralisar as atividades, por tempo indeterminado, a partir das 11 horas de hoje. A opção pela greve aconteceu em assembléia geral da categoria, reali

Com isso, o trânsito de Fortaleza poderá ficar ainda mais complicado. Os agentes são responsáveis pela sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trânsito, além de promover a educação no trânsito e garantir o direito de ir e vir com segurança.


 


De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Fortaleza (Sindifort), Eriston Lima Ferreira, a categoria decidiu pela greve por que se sente desrespeitada pela administração municipal em seus direitos.


 


Entre as reivindicações, a incorporação da gratificação por produtividade — 100% do salário base, no valor de R$ 590,00 —, o que elevaria o piso inicial para R$ 1188,00. Com isso, aumentaria também o valor da gratificação de atividade de trânsito (GAT), que incide em 94% sobre o salário. “Isso representa um reajuste de 35%”, informa ele.


 


A reivindicação, justifica Eriston, se deu em razão de que, a cerca de um ano, a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou que os agentes também teriam a atribuição não só de fiscalizar o tráfego, como também tudo que se referia a via, como obras irregulares ou uso indevido da calçada. “Isso aumentou nossa carga de trabalho, que já é muito estressante e sem nenhum bônus”.


 


Além disso, explica, o agente da AMC deverá ter, em breve, mais atribuições, como realizar perícia de veículos e fiscalizar excesso de carga ou cargas perigosas pelas ruas da cidade.


 


Segundo ele, a greve conta com a adesão de 85% da categoria. A paralisação começa com um ato, em frente à sede da AMC, na Avenida Aguanambi, com a entrega simbólica das motos. “Antes disso, cumprindo a lei, vamos encaminhar ao órgão a lista dos 30% que continuarão trabalhando”.


 


O ouvidor-geral municipal, Marcelo Fragozo, adianta que marcou reunião com a categoria para a próxima terça. “Vamos analisar propostas”. São 275 agentes concursados, no entanto, apenas 200 estão em ativa nas ruas. O restante ou está emprestado a outros órgãos ou fazem trabalho interno.