Período de chuvas este ano deve se prolongar até julho

De acordo com a Funceme, o período de chuvas deve continuar até a primeira quinzena de julho, dois meses após o fim da quadra chuvosa no Ceará. A previsão é de mais chuva para os próximos dias

A quadra chuvosa já está acabando, mas ainda é cedo pra “dar férias” ao guarda-chuva. O “inverno”, que no Ceará vai até o fim de maio, se estenderá até a primeira quinzena de julho, mudando o prognóstico anterior, que era até junho. A previsão é de Zilurdes Lopes, meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Para os próximos dias, há a expectativa de mais chuva, principalmente em todo o litoral de Fortaleza, Serra da Ibiapaba, de Baturité e na Região Jaguaribana. “E não está descartada a possibilidade de chuva mais significativa, mais intensa”, disse Zilourdes.


 


De acordo com o gerente do Departamento de Meteorologia da Funceme, David Ferran, a tendência é que as chuvas continuem superando a média histórica. Porém, esses índices já são menores a partir de maio, ou seja, não deverá chover na mesma quantidade que foi observada até abril”. Segundo ele, a partir da segunda quinzena de maio, outros sistemas meteorológicos podem atuar, com possibilidade de as chuvas se estenderem nos próximos meses, como as Ondas de Leste. Este sistema causa chuvas no Litoral Leste e nas regiões Jaguaribana e do Apodi.


 


Considerando os últimos 30 anos, conforme o meteorologista, a média histórica do Ceará para o período de 1º de fevereiro até 21 de maio foi de 674,2 milímetros. “Neste ano, desde o dia 1° de fevereiro até 21 de maio, a média do Estado foi de 937,9 milímetros. Isso significa que a chuva está 39,1% acima da média histórica do Estado”, explica.


 


Segunda maior chuva


 


De acordo com a Funceme, das 7 horas de quarta até as 7 horas de ontem, choveu 84,7 milímetros na Capital. Foi a segunda maior chuva em Fortaleza neste ano. Perdeu apenas para a chuva do dia 30 de abril, de 91,1 milímetros, disse Zilurdes.


 


Segundo a Funceme, o que ocasionou a chuva de quarta para ontem foi o sistema Zona de Convergência Intertropical, principal causador de chuva do período da quadra chuvosa. Com relação à intensidade, Zilurdes afirma que as chuvas se intercalaram entre fortes e mais fracas.


 


Se a chuva no fim da tarde de quarta-feira surpreendeu os fortalezenses na volta para casa, a continuidade dela impressionou ainda mais. Ontem, o dia ainda amanheceu com chuva. “O ônibus demorou muito, por causa do engarrafamento. Tinha de chegar ao trabalho às 7h30min e só tô chegando agora, 9 horas”, disse o pintor Expedito Rodrigues, 31.


 


O representante comercial Alberico Ramos, 35, reclama dos buracos nas vias que deixam o trânsito ainda mais lento. Mas como tem horários de trabalho mais flexíveis, ele aproveitou o início da manhã para dormir mais um pouquinho. “Com o tempo chuvoso, a manhã fica mais escura, a gente tem a sensação de que é mais cedo”.




Saiba mais


 


>Segundo a Funceme, o regime de precipitações que atinge o Ceará (Pré-Estação, Estação “acima da média” e Pós-Estação) é influenciado pelas condições atmosféricas (por exemplo, ventos alísios de Nordeste e de Sudeste) e oceânicas (temperaturas do Pacífico e do Atlântico).


 


>A Zona de Convergência Intertropical (Zcit) é o principal sistema causador de chuvas no norte da região Nordeste e costuma atuar entre os meses de fevereiro a maio, caracterizando a principal quadra chuvosa do Ceará.