Sem categoria

Portugal publica Olga de Fernando Morais

Portugal lançou na semana passada o livro Olga, do jornalista brasileiro Fernando Morais. A biografia da revolucionária alemã que lutou na insurreição brasileira de 1935 foi publicada pelas pelas Edições Avante!, ligadas ao semanário do

Sob o título O elogio da coragem, o jornal Avante! relata: Foi lançado no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa, o livro Olga, de Fernando Morais, recentemente editado pelas Edições Avante!. O livro conta a história de Olga Benário, uma comunista alemã que as tarefas revolucionárias colocaram no caminho do revolucionário brasileiro Luís Carlos Prestes.



Militante da Juventude Comunista Alemã, Olga Benário vê-se forçada a abandonar o país pelas suas atividades políticas. Na União Soviética, assume cada vez mais tarefas na Internacional Comunista da Juventude, da qual se torna dirigente. Em 1935, é enviada ao Brasil, com Prestes, para preparar um levantamento revolucionário naquele grande país sul-americano.



Mas a intentona seria rapidamente descoberta e Olga e Prestes são presos pelo governo de Getúlio Vargas. Apesar de Olga se encontrar, então, grávida de Luís Carlos Prestes, o governo brasileiro extradita-a para o seu país de origem, apesar dos muitos protestos que se fizeram ouvir.



Na Alemanha, dominada já pelo nazismo, onde chega em Outubro de 1936, é imediatamente presa na prisão da Gestapo para mulheres. É nesse tenebroso local que dá à luz a sua filha, Anita Leocádia. Terminado o período de amamentação, a criança foi entregue à avó, mãe de Prestes, que levou a cabo uma campanha em favor da neta, e Olga Benário foi transferida para um campo de concentração. Em Fevereiro de 1942, foi assassinada na câmara de gás.



Na sessão de apresentação, participou José Casanova, do Comité Central, e foi projetado o filme Olga, de Jayme Monjardino, inspirado no livro, e que nunca passou nas salas de cinema nacionais.



Com: http://www.avante.pt