ADUFC elege nova Diretoria

A nova Diretoria da Associação de Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFC), eleita para o biênio 2009/2011, toma posse no próximo dia 05 de junho de 2009, em assembléia geral extraordinária convocada para as 18h em primeira convocação e 19h em se

A presidente será a profa. Maria Neile Torres de Araújo, do Departamento de Patologia e Medicina Legal e o vice-presidente o Prof. Ricardo Silva Thé Pontes, do Departamento de Engenharia Elétrica. Na ocasião, também foi eleito o Conselho de Representantes, com 34 chapas eleitas e uma impugnada. A eleição aconteceu nos dias 20 e 21 de maio de 2009.
 


Compareceram ao pleito 1.277 professores, de um universo de 2256 sindicalizados. Os números finais acusaram 780 votos obtidos pela Chapa 01 – Ousadia e Pé no Chão contra 464 votos obtidos pela Chapa 02 – Ousadia, Democracia e Autonomia, 16 votos em branco e 17 votos nulos. Foram eleitos 33 conselheiros e seus respectivos suplentes. A Chapa 01 obteve 63% do s votos válidos, sendo majoritária nos Campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá e Cariri.


 


Segundo a professora Neile, presidente eleita da nova diretoria, o grande percentual conquistado pela chapa mostra que ela está sintonizada com os anseios da categoria. Neile ressalta ainda que estes números mostram a responsabilidade e o compromisso que a nova diretoria tem para com os associados. “Nossa eleição teve como característica principal uma total independência e é esta proposta que queremos dar prosseguimento. Queremos conduzir a ADUFC com independência, exercendo o trabalho não só junto à Universidade de forma transparente e comprometida mas também no sentido de levar a UFC para a sociedade”, defendeu a professora.


 


A chapa vencedora dará continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual diretoria, cujo presidente, o Prof. Estevão Arcanjo, foi eleito para a Diretoria de Relações Intersindicais. A segunda chapa concorrente, Ousadia, Democracia e Autonomia, teve como candidata a presidente a Profa. Maria do Céu de Lima, do Departamento de Geografia.


 


Nos princípios básicos da sua proposta, a Chapa 01 reitera a construção de uma ADUFC cada vez mais forte, transparente e participativa, dedicada prioritariamente à causa dos docentes, sem atrelamento a governos, gestores universitários e partidos políticos, além de zelar pela construção cotidiana do exercício da democracia no sindicato, na universidade e na sociedade.



 


Carolina Campos com colaboração da Adufc