Sem categoria

Deputado Estadual Pedro Bigardi faz homenagem ao Paulista Futebol Clube

Jogadores, torcedores, dirigentes, camisas de futebol, faixas, bandeiras, hino do time de coração. O clima era de uma final de campeonato, mas o palco não era um estádio de futebol e sim a Assembléia Legislativa de São Paulo. O Ato Solene realizado no dia 15 de maio, em homenagem aos 100 anos do Paulista de Jundiaí, organizado pelo deputado estadual Pedro Bigardi, reuniu importantes nomes que ajudaram a construir essa história como o ex-presidente Wanderley Pires, ex-jogador Baitu, atuais dirigentes do clube e as torcidas do clube. O vereador Sílvio Ermani também compareceu ao Ato Solene representando o Poder Legislativo de Jundiaí.

Para recepcionar os presentes, uma bela exposição de fotos inéditas do Paulista feitas pelo fotógrafo Aristeu Gasparotti, no ano de 1968. Wanderley Pires olhava com orgulho as fotos de seu time que sagrou-se campeão do Campeonato Paulista daquele ano. “Nós fomos campeão invicto em 68 e conquistamos o acesso à divisão principal”, explicou. Questionado sobre o Ato Solene na Assembleia, Pires emocionado falou: “Estou muito feliz com essa homenagem ao nosso Galo, afinal é uma data histórica. Espero que o clube volte a dar alegria a sua torcida. Temos que cair dez vezes e levantar vinte”, completou o ex-presidente.

“Essa iniciativa surgiu para resgatar a história de um dos times mais antigos do futebol, são cem anos de história vinculada à história de Jundiaí, poucos times chegam aos cem anos por isso temos muito a comemorar”, falou o deputado estadual Pedro Bigardi.

Em seu pronunciamento, o ex-zagueiro do Paulista, Baitu, ficou emocionado ao lembrar dos velhos companheiros e destacou o seu amor pelo clube. “Estou muito emocionado de estar aqui nessa bonita homenagem ao nosso Galo que merece todo o nosso respeito por sua trajetória, não foi por acaso que meu amigo Pedro assumiu a Assembleia nesse ano, era também para prestar essa linda homenagem ao Galo”.

O presidente do Paulista Eduardo Palhares agradeceu ao parlamentar pela homenagem ao clube. “Agradeço ao deputado Pedro Bigardi em nome de toda a diretoria do clube, com certeza esse momento é um ponto importante nas comemorações do centenário”, destacou. Palhares também pediu mais apoio da comunidade e das empresas de Jundiaí ao Paulista. “Nada levou mais a imagem de Jundiaí para o Brasil do que o Paulista. Os empresários e as empresas da cidade têm muito poder e poderiam estar mais ao lado do Paulista”, destacou.

Nádia Campeão, presidente estadual do PCdoB que representou o Ministro Orlando Silva no evento, frisou as dificuldades financeiras dos times de futebol em todo o país. “Manter um clube por tantos anos não é fácil, por isso o Paulista merece todo nosso respeito pelo seu centenário, o time ajudou a construir a história do futebol brasileiro”.

Outro presente no Ato Solene foi o deputado estadual Major Olímpio que parabenizou o deputado Pedro Bigardi pelo evento e por sua postura na Assembleia. “Bigardi entrou na Assembleia já lutando por grandes causas, é um assíduo defensor de Jundiaí e de todo o Estado”.

Mustafá Contursi, ex-presidente do Palmeiras e atual presidente do Sindicato dos Clubes de Futebol fez questão de comparecer e ressaltou: “O Paulista é um importante clube do estado de São Paulo e merece toda nossa admiração e respeito pelos seus cem anos”.

No final do evento, o tenor Márcio José entoou o hino do Paulista, todos cantaram com grande orgulho enquanto assistiam no telão imagens das grandes conquistas do Galo.

A Torcida

O grito de guerra das torcidas não poderia faltar e foi entoada pelos torcedores que vieram de Jundiaí especialmente para acompanhar a homenagem na Assembleia de São Paulo. “A tradição não é nada sem os torcedores, o Paulista não é nada sem sua torcida, por isso fiz questão de convidar as torcidas para esse Ato”, falou o deputado Pedro Bigardi. Estavam presentes integrantes das torcidas Gamor e Raça Tricolor e representantes da Ong Amigalo.

Para o torcedor do Paulista Fernando Ferrarini, da Ong Amigalo, o Ato Solene na Assembleia foi uma importante homenagem ao clube e uma oportunidade de levar o nome do Paulista a todo o Estado. “Agradeço ao deputado Pedro Bigardi por essa iniciativa”.

De São Paulo. Eliane Slva Pinto