Assembleia Legislativa realiza audiência para debater a atenção aos portadores de glaucoma

Na tarde desta quarta-feira (27/05) a Assembléia Legislativa realizou audiência pública, por meio da Comissão de Seguridade Social e Saúde, para debater as demandas existentes na atenção às pessoas portadoras de glaucoma no Ceará. O debate foi solicitado

Segundo o parlamentar, “o importante para combater o glaucoma é o diagnóstico precoce, pois assim o tratamento pode ser mais breve e evitar maior dano à saúde ocular”. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o glaucoma é uma doença que ataca o nervo ótico, e é responsável por 13% dos casos de cegueira em todo o mundo.


 


Luiz Bezerra Dantas, diretor da Bioclínica Oftalmologista, atentou para o detalhe de que as pessoas não sabem o que é o glaucoma, e que, por isso, devem ser consultadas apenas por profissionais habilitados. “O glaucoma é uma doença com características específicas que só o médico especializado consegue detectar”, alertou.


 


O secretário-executivo da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, Arruda Bastos, ressaltou o trabalho realizado pelo órgão. Ele citou a construção das 21 policlínicas, e falou que a Secretaria está trabalhando na estruturação de uma rede de oftalmologia em todo o estado, que envolve o setor público e o privado e que, com isso, “vamos dar um grande salto em termos de saúde ocular”.


 


Participaram ainda da audiência o representante da Secretaria de Saúde do Município, Francisco Holanda Júnior; o presidente da Sociedade de Oftalmologia do Estado do Ceará, Davi Lucena; o presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, Policarpo Araújo; o diretor do Instituto Olhar, Walter Braga Viana, além de entidades ligadas ao tema. A audiência contou ainda com as presenças dos deputados Hermínio Resende (PSL) e Antônio Granja (PSB), presidente da Comissão de Seguridade e Saúde da Casa.



Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL