Prefeitura de Fortaleza: Anúncio do secretariado sai na sexta-feira

Nome certo do PMDB na gestão é o de Patrícia Aguiar, mulher do presidente da AL

A promessa de Luizianne Lins (PT) era “zerar tudo a partir de dezembro”. Porém, o cumprimento de realizar mudanças no secretariado municipal só vai acontecer nesta sexta-feira. Exatos 156 dias depois da previsão inicial, atrapalhada por conta da medição de forças com Salmito Filho (PT) pelo comando da Câmara; pelo internamento em São Paulo devido a um pico de pressão ocasionado por excesso de trabalho; e pelos diversos feriados que marcaram o ano.


 


Paralelo a isso, a prefeita estaria com problemas para alocar todos os partidos que a apoiaram na eleição passada. Ao todo, 12. E tudo devido ao “desejo” das legendas de comporem o primeiro escalão da administração – as chamadas secretarias temáticas (de Saúde, Educação, Finanças etc). Até pouco tempo emperradas, as negociações começadas somente após o carnaval parecem finalmente ter deslanchado.


 


Na assessoria de Luizianne, mistério sobre a mudança nas peças da gestão. Até ontem à noite, nenhum posicionamento referente ao dia, ao horário e ao local da divulgação dos novos nomes. Contudo, O Estado apurou com membros da base do Executivo que a lista dos que permanecem no cargo e dos que deixam o Governo está confirmada para ser publicizada nesta sexta, no gabinete da petista. “Vai ser dia 5. Isso é certeza. Ela mesma nos confirmou”, assegurou o presidente do PMDB de Fortaleza, Gaudêncio Lucena.


 


Por ora, mudanças discretas. E os comentários partem tanto dos bastidores da Prefeitura quanto dos corredores da Câmara – de onde pode sair algum nome. A primeira saída seria a de Daniela Valente, hoje responsável pela Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam). Ano passado, ela chegou a ser presa pela Polícia Federal, acusada de conceder licenças ilegais ao lado de dirigentes da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e do Ibama. Agora, deve ser substituída pelo ex-procurador-geral de Fortaleza, Deodato Ramalho.


 


Outra modificação pode ocorrer na Secretaria Extraordinária do Centro, gerenciada por José Nunes Passos. A partir desse mês, a Pasta deve ser comandada por Luíza Perdigão, que coordena a gestão de projetos da Prefeitura.


 


Em meio aos que serão mantidos nas funções, fala-se em sete secretários: Martônio Mont’Alverne (Procuradoria Geral), José de Freitas Uchôa (Desenvolvimento Econômico), Mário Mamede (Instituto de Previdência), Messias Barbosa (Instituto Doutor José Frota), Ademar Gondim (Etufor), Fátima Mesquita (Cultura) e o interino Alex Mont’Alverne (Saúde).


 


Na base de apoio de Luizianne na Câmara, expectativa. “Tomara que daqui a três dias a gente resolva esse engodo, porque a cidade está precisando de gestão”, cobrou o segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara, Roberto Mesquita (PV), dizendo desejar “toda a sorte do mundo” à prefeita e “que ela seja iluminada por Deus na hora da escolha”.


 


Segundo o líder do Governo na Casa, Acrísio Sena (PT), nem todos os 12 partidos da coligação de 2008 serão contemplados no primeiro escalão. Entretanto, PT, PHS, PCdoB, PSB e PV estão, conforme ele, garantidos. “A Prefeitura não se resume só a isso [primeiro escalão]”, avaliou ele, deixando o PMDB – maior bancada em favor da petista – de fora.


 


Cambraia fora


 


Em conversa com O Estado por telefone no começo da noite de ontem, o presidente municipal do PMDB Gaudêncio Lucena afirmou que a prefeita está com uma lista de nomes do partido. Nela, destaque para a ex-prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, que é mulher do presidente da Assembleia Legislativa, Domingos Filho (PMDB).


 


Conforme Gaudêncio, ela é a única indicação certa do partido que vai entrar na gestão petista. “Sobre os outros, não tem nada certo”, considerou. Questionado sobre as cogitações em torno do nome do ex-prefeito Antônio Cambraia, Lucena desconstruiu a idéia de que o correligionário também está dentro da administração. “Ele não vai ser secretário”, contrapôs.


 


E a justificativa é: Cambraia está participando de um curso ministrado nos Estados Unidos e, de acordo com Gaudêncio, não volta a tempo de assumir qualquer cargo que, por ventura, viesse a ser colocado à sua disposição. Porém, o presidente confirmou: “o convite foi feito sim. E ele seria uma excelente aquisição pela experiência de deputado e prefeito”. O referido convite, diz-se, teria sido para assumir a AMC, ainda em aberto, visto que as negociações continuam até momentos antes do anúncio de sexta.


 


Fonte: Jornal O Estado