Sem categoria

Jandira anuncia programação do Viradão Cultural

A cidade do Rio – de eterna vocação cultural – vai ferver neste fim de semana. Serão 48 horas de programação cultural ininterrupta desta sexta (5) até o domingo (7). No dia 2, a secretária de Cultura do Rio, Jandira Feghali, anunciou a programação, que vai se espalhar por todos os cantos da cidade maravilhosa.

Boa parte dos cerca de 300 eventos programados acontecerá em locais abertos, como os quatro "palcões" na Praça Quinze, Santa Cruz, Madureira e Cidade do Samba. Ou ainda nos palcos itinerantes – Viramóvel e Palco sobre rodas – que passarão por bairros como Campo Grande, Pavuna, Méier, Bangu e Leme. A programação ao ar livre se espalha ainda por ruas e praças, como a Rua do Mercado, Praça Tiradentes, Praça do Méier, Praça Afonso Pena, Praia de Copacabana, Lapa, Viaduto de Madureira, entre outros.

“A rua é a grande vocação do carioca, que não gosta de praça vazia. O Viradão mostra uma meta da nossa gestão, que é fazer da cultura uma forma de reflexão e transformação da cidade. Nosso lema é a cultura como um direito à cidade e ocupar a rua e os espaços públicos é um passo em direção a isso”, diz a secretária de Cultura da Prefeitura do Rio, Jandira Feghali.

A Secretaria de Cultura lançou uma página especial para o Viradão (www.viradaocarioca.com), onde cada pessoa poderá definir sua programação do fim de semana. As atrações especialmente programadas para o Viradão serão gratuitas ou com preços populares.

O primeiro evento será um Festival de Música na Sala Cecília Meirelles, na Lapa. Mas o show oficial de abertura ficará por conta do músico Carlos Lyra, que se apresentará no palco Rio de Janeiro, Fevereiro e Março, na Praça XV, às 21h, de graça. No mesmo dia, ainda tem Tom Zé no Galpão do Aplauso (Rua General Luís Mendes de Moraes, 50 – Santo Cristo), com entrada por apenas R$ 5 + 1Kg de alimento.