Festejos Juninos em Fortaleza começam nesta sexta-feira

Evento vai levar shows e clima sertanejo à Praça do Ferreira, nos dias 12, 13 e 14 de junho

Casamento matuto, adivinhações, simpatias, vatapá, paçoca, tapioca e aluá. É hora de acender a fogueira em homenagem a São João. Tempo em que a cidade põe suas quadrilhas nas ruas e ganha um céu de bandeirinhas, alegria e cores. A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), faz da Praça do Ferreira o palco principal da festa coletiva que congrega todas as gerações. O Arraiá da Cidade, evento que já tem lugar de honra no calendário cultural de Fortaleza, celebra os santos de junho com uma intensa programação de shows e apresentações.


 


Nos dias 12, 13 e 14 de junho, a Praça do Ferreira vai balançar ao som de Zabumbeiros Cariri, Luizinho Calixto, João Mamulengo, Diassis Martins, Cacimba de Aluar e do forrozeiro pernambucano Maciel Melo, que vem à cidade fechar a festa com um autêntico forró nordestino. Mas a festa começa logo cedo, às 16h, quando o clima sertanejo toma conta da Praça por meio de decoração temática, casas de taipa, totens com situações típicas do sertão para colocar o rosto e tirar fotografias (com direito a fotógrafo lambe-lambe), apresentações de quadrilhas contempladas no IV Edital de Fomento aos Festejos Juninos de Fortaleza, barracas de comidas típicas, brincadeiras, como tiro ao alvo, pescaria, pau-de-sebo, e simpatias.


 


E nos bairros da periferia da Cidade as comunidades é que fazem a festa. Todos os anos, o São João de Fortaleza ganha dimensões inimagináveis por obra e graça de grupos organizadores de quadrilhas e festivais juninos que recebem apoio da Prefeitura, através dos Editais de Fomento aos Festejos Juninos, política de democratização dos recursos municipais e de descentralização de suas ações.


 


Ano a ano, o investimento da Prefeitura nos Festejos Juninos vem se solidificando em quantidade orçamentária e transparência na distribuição do erário público. Em 2008, foram investidos R$ 221 mil na festa. Com IV Edital de Fomento aos Festejos Juninos, a Secultfor apoia diretamente 24 festivais juninos e 64 grupos de quadrilha, alocando recursos no valor de R$ 300 mil do orçamento municipal. A lista completa dos contemplados está disponível no site da Secultfor (www.fortaleza.ce.gov.br/cultura).


 


Para garantir a beleza e a tranquilidade típicas da tradicional festa, a Prefeitura Municipal de Fortaleza assegura toda a infraestrutura necessária para que os brincantes possam aproveitar bem o período, marcado no imaginário popular por sua magia e ingenuidade. Isso será garantido por um esforço conjunto entre Secultfor, Secretarias Executivas Regionais, AMC (Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza e Emlurb (Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização). Ano passado, a festa atraiu um público médio diário estimado em 10 mil pessoas.


 


Programação


DIA 12
16h – Abertura das barracas de comidas típicas e brincadeiras populares
Das 16h30 às 20h – Apresentações das quadrilhas contempladas no IV Edital de Fomento aos Festejos Juninos
20h – Zabumbeiros Cariri
21h30 – Luizinho Calixto


 


DIA 13
16h – Abertura das barracas de comidas típicas e brincadeiras populares
Das 16h30 às 20h – Apresentações das quadrilhas contempladas no IV Edital de Fomento aos Festejos Juninos
20h – João Mamulengo
21h30 – Diassis Martins


 


DIA 14
16h – Abertura das barracas de comidas típicas e brincadeiras populares
Das 16h30 às 20h – Apresentações das quadrilhas contempladas no IV Edital de Fomento aos Festejos Juninos
20h – Cacimba de Aluar
21h30 – Maciel Melo


 


Serviço:


Arraiá da Cidade – Praça do Ferreira, dias 12, 13 e 14 de junho. Barracas de comidas típicas, brincadeiras e apresentações de quadrilhas juninas, a partir das 16h. Shows com Zabumbeiros Cariri, Luizinho Calixto, João Mamulengo, Diassis Martins, Cacimba de Aluar e Maciel Melo, a partir das 20h.



Fonte: Assessoria de Imprensa da Secultfor