Sem categoria

Mobilização marca Conscientização da Violência contra Idoso

A mobilização começa na manhã da segunda-feira (15), com uma blitz educativa, na Avenida Beira Mar, quando serão distribuídos materiais educativos.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra o Idoso, que transcorre na segunda-feira (15), será marcado no Ceará por uma campanha de sensibilização da sociedade. É uma ação conjunta do Governo do Estado, numa iniciativa da primeira-dama Maria Célia Habib Moura Ferreira Gomes e o Ministério Público Estadual, através do procurador de Justiça, Luiz Eduardo dos Santos Souza, juntamente com entidades não governamentais que participam do Fórum Cearense de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência no Ceará.

O objetivo é ampliar o debate entre os órgãos públicos e a sociedade sobre a violência contra as pessoas idosas, cujos números vêm crescendo a cada ano, exigindo de todos um repensar sobre a forma de lidar com as pessoas em situação de vulnerabilidade.

A mobilização começa na manhã da segunda-feira, com uma blitz educativa, na Avenida Beira Mar, em frente à Praça dos Stressados, quando serão distribuídos materiais educativos esclarecendo e sensibilizando a comunidade para a defesa dos idosos. Técnicos da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e do Gabinete da Primeira Dama, como também representantes de ONGs que integram o Fórum estarão prestando informações sobre os programas que o Governo do Estado e a sociedade desenvolvem em assistência a esse segmento.

Ainda no dia 15, a partir das 14 horas, será realizada audiência pública para discutir as políticas voltadas para o bem estar e o combate à violência contra o idoso. O evento será no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, onde as secretarias estaduais convidadas, a sociedade civil e instituições públicas e privadas apresentarão suas ações no tocante ao fomento de iniciativas do poder público e da sociedade civil voltadas para a terceira idade.

Equipamentos

Para atender pessoas idosas em suas principais necessidades, o Governo do Estado disponibiliza onze Grupos de Convivência, que realizam atividades culturais, artísticas e de esclarecimento sobre os seus direitos como cidadãos. Mantém uma de abrigo que acolhe abandonados pela família onde os internos são atendidos integralmente em suas necessidades. E ainda o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa – CIAPREVI, que recebe denúncias, encaminhamentos e propostas de solução das necessidades e problemas dos idosos que vivem no Ceará.

Números do Estado

Segundo o Censo de 2000, dos 7,4 milhões de habitantes do Estado do Ceará, 8,87% da população (658.989) é composta de pessoas com idade acima de 60 anos.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Governo do Estado