864 famílias de áreas de risco de Fortaleza são reassentadas

No total foram investidos R$ 17,5 milhões. Tiveram prioridade os portadores de deficiência e idosos.

A família de José Rodrigues da Silva, que vivia em área de risco em Fortaleza, é uma das 864 famílias que a partir desta terça-feira (16) passaram a morar na casa própria.  A entrega das chaves do Residencial Dom Hélder Câmara, no bairro Jacarecanga, pelo governador Cid Gomes, e pela primeira dama, Maria Célia Ferreira Gomes aconteceu na manhã desta terça-feira (16). Para a construção do residencial foram investidos R$17.497.180,30 em recursos do Governo do Estado em parceria com o Governo Federal, através do programa Pró-Moradia. A solenidade contou com a presença do secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo.


 


Para o governador Cid Gomes, a entrega do residencial marca um dos momentos mais importantes e emocionantes do Governo, que é “garantir a população mais necessitada o direito a uma moradia digna”. Ele também destacou a entrega do conjunto como o início de uma “grande ação” Estadual, em parceria com Governo Federal e Municipal, que visa construir moradias e reurbanizar áreas de risco na Capital e Interior. “Só com o projeto de reurbanização do Rio Maranguapinho iremos beneficiar 9 mil famílias que vivem em condições desumanas. O projeto Rio Cocó também beneficiará  8 mil famílias, onde 1.200 destas que vivem na área de alagamento do rio serão reassentadas”, exemplificou.


 


Todas as famílias que receberam uma unidade no Dom Héder Câmara foram transferidas das áreas de risco da Barra do Ceará, Grande Pirambu e do trecho 1 de intervenção do Projeto Rio Maranguapinho. As primeiras unidades foram entregues a 78 idosos e 85 pessoas com deficiência que viviam nas três áreas. Das 864 moradias, o Governo Estadual disponibilizou 58 unidades para  famílias que viviam ao longo do Rio Maranguapinho. Já 558 moradias serão habitadas por famílias que estão na área de intervenção do Projeto Vila do Mar, desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza, que visa a recuperação da área ambiental do Grande Pirambu.


 


Sobre a ação, o secretário Joaquim Cartaxo lembrou ainda que os planos do Estado é garantir não só o direito a moradia, mas também permitir que essas famílias tenham o direito de viver em comunidade e com condições favoráveis. “A entrega do conjunto Dom Hélder é materialização de parte de um grande projeto do Governo em construir um novo Ceará”, enfatizou o secretário.


 


O Residencial Dom Hélder Câmara é composto por 864 apartamentos. Cada unidade possui dois quartos, banheiro completo, sala e cozinha, além de dispor de água tratada e estação de tratamento de esgoto própria.  A área do conjunto é dotada de pavimentação, iluminação e drenagem. O empreendimento conta ainda com área de lazer para os moradores.


 


Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará