Canindé de França: Paulo Fontelles; Uma vida, vários compromissos!

Era junho de 1987, mais precisamente dia 11, quando rádios, jornais e canais de televisão noticiaram para o Brasil e o mundo mais um crime do braço armado e criminoso do latifúndio: acabara de ser assassinado o cidadão Paulo Fontelles, advogado, ex-preso

Na condição de Advogado, notabilizou-se pelo compromisso de defesa e promoção de direitos e causas do povo do campo, sem terras, posseiros, indígenas e ribeirinhos, era parte do seu trabalho profissional. Ao erguer a mão e fazer o juramento na colação de grau no momento magno de sua formatura, a manteve permanentemente erguida e altiva em defesa dos interesses e causa mais nobres dos seus concidadãos. Assim, exerceu as prerrogativas de Advogado e justificou o título de Bacharel em Direito.


 



Fontelles, também deu a sua contribuião no Parlamento ao exercer mandato de Deputado Estadual pelo Estado do Pará, fez da Tribuna da Assembléia um espaço privilegiado de debates de idéias, de elaboração de Projetos e Leis em benefício do povo e do desenvolvimento do seu estado. Representou o Partido do Socialismo, que no final dos anos 60 e início dos 70 organizou a Guerrilha do Araguaia, movimento armado de resistência à ditadura militar, gesto cívico e manifestação patriótica de defesa da democracia e das liberdades.


 


 


Tarefa ainda por realizar



A morte de Fontelles, como de tantos outros brasileiros comprometido com a Reforma Agrária e proteção de direitos dos Sem Terras e Posseiros, não foi capaz de freiar a luta contra o latifúndio improdutivo, pelo contrário, o movimento em defesa da Reforma Agrária firmou-se e abriu caminho para consolidação desta bandeira histórica, econômicamente viável e socialmente necessária, mas ainda por realizar, incompleta.


 



Vinte e dois anos após a sua morte, seu legado permanece vivo. Acredito que por medida e razão de justiça, a melhor forma de homenageá-lo é atualizar os conceitos e reforçar os compromissos programáticos do Partido Comunista do Brasil-PCdoB, por ocasião da realização do seu 12º Congresso, em defesa da Reforma Agrária e dos Direitos do Povo Brasileiro.


 


Paulo Fontelles, presente!


 


 


        *Canindé de França é Advogado e Vice-Presidente Estadual do Partido Comunista do Brasil – PCdoB/RN – www.canindedefranca.blogspot.com