Secretário da Saúde vai ao Cariri e fala das ações do Estado para melhorar a saúde pública

Nesta sexta-feira, 19, às 14 horas, a Secretaria da Saúde do Estado promove em Juazeiro do Norte o seminário sobre o Sistema Único de Saúde, no auditório do Memorial Padre Cícero. O palestrante é o Secretário da Saúde, João Ananias Vasconcelos Neto, com o

Para o Secretário, os resultados do SUS na saúde da população podem ser vistos em indicadores importantes, como a redução da mortalidade infantil. Hoje a mortalidade infantil no Ceará está em 16,2 para mil nascidos vivos. Em 1994 essa taxa era bem maior: de cada mil crianças nascidas vivas 80 morriam antes de 1 ano de vida. Nos últimos 15 anos o índice de aleitamento materno aumentou de 38% para 72%. Isso significa que de cem bebês 72 se alimentam do leite materno até quatro meses de vida.


 


Entre os desafios do SUS para aumentar e melhorar a capacidade de atendimento, o Secretário João Ananias destaca a necessidade de qualificar ainda mais a atenção básica, organizar a rede de atenção e investir mais na média complexidade. Convencido disso, o Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, está descentralizando e qualificando a assistência para facilitar e aumentar o acesso a exames, cirurgias e consultas, com a construção de 21 policlínicas e 16 CEOs regionais. Dos 16 CEOs regionais, já estão sendo construídos cinco. Um fica em Juazeiro do Norte. Das 21 policlínicas regionais, quatro estão em construção (Baturité, Tauá, Pacajus e Russas). Tudo isso além do Hospital Regional do Cariri, com as obras em ritmo acelerado.



Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Estado