UPE realiza seu Congresso dos 70 anos

Em clima de comemoração aos 70 anos do movimento estudantil paranaense organizado, centenas de estudantes universitários participaram da abertura do 42º Congresso da União Paranaense dos Estudantes, realizado na Câmara de vereadores de Foz do Iguaçu.

A atual Presidente da União Paranaense, Fabiana Zelinski, eleita em 2007 no último congresso realizado, disse que esta edição “marca uma era de lutas e conquistas no seio do movimento estudantil e da sociedade paranaense, possível pela unidade de diferentes forças em busca de um mesmo ideal”.



De acordo com Fabiana, é a diversidade de idéias presente na UPE que garante uma gestão democrática e unitária. “O movimento estudantil resistiu na ditadura e está organizado até hoje devido à diversidade de idéias presente em sua organização”.



local esteve lotado por representatividades estudantis de todo estado, entre elas, lideranças da UFPR, UTFPR, UNIOESTE, UEM, UEL e de várias faculdades particulares que nestes próximos dois dias, debaterão os rumos da entidade com eleição de nova diretoria.



Participaram da abertura, o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, o vereador, Nilton Bobato, Joel Benin, representando os ex-presidentes da União Paranaense dos Estudantes e Maria José El Saad representando o Cebrapaz (Centro Brasileiro de solidariedade aos povos e luta pela Paz).



De acordo com Fabiana, é a diversidade de idéias presente na UPE que garante uma gestão democrática e unitária. “O movimento estudantil resistiu na ditadura e está organizado até hoje devido à diversidade de idéias presente em sua organização”.



Nestes 70 anos de história de luta da UPE, a Presidente da UNE, Lúcia Stumpf, abordou sobre o novo papel do movimento estudantil no cenário político brasileiro. “Se antes, o movimento estudantil protagonizava a luta contra a ditadura, pelo acesso universitário, pela redemocratização, em defesa do Petrobrás, hoje, nossa geração conquista a expansão do acesso à universidade, o Prouni, o fim do vestibular e também vamos defender o Pré-sal”.



Diante da platéia representativa, estes dois dias de congresso da UPE prometem um intenso debate sobre as mais diversas questões presentes no cenário político brasileiro. “Vamos debater a expansão de acesso ao ensino superior, à defesa do Petróleo brasileiro e das estatais, um novo formato para a universidade, mais democrática e humanista, saúde, diversidade, etc”, disse Zelinski.



UPE



Realizado a cada dois anos, o Congresso da UPE é o espaço que reúne representatividades do movimento estudantil paranaense para eleger a nova diretoria e deliberar, no conjunto do movimento estudantil, as próximas ações entidade.


 


Do blog de Fábio Campana: www.fabiocampana.com.br