Sindjorce convoca estudantes e profissionais para reunião sobre o diploma nesta quinta

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) realiza reunião com coordenadores e professores de cursos de Jornalismo, representantes de diretórios acadêmicos, profissionais e estudantes de Jornalismo nesta quinta-feira, dia 25,

O objetivo do encontro é divulgar informações sobre o que mudou após a queda da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista sobre as medidas que estão sendo tomadas e propor ações de mobilização da categoria e de valorização da profissão no Ceará.


 


Após o julgamento em que o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista por 8 votos a 1, em 17 de junho de 2009, manifestações de repúdio vêm sendo realizadas por estudantes, professores, jornalistas em todo o país. Houve protestos em SP, RJ, DF, PI, RS, entre outros estados. Vários parlamentares e entidades da sociedade civil já se pronunciaram contra o resultado.


 


A decisão de oito ministros do STF atingiu 80 mil jornalistas, 2.500 professores de Jornalismo e milhares de estudantes de 400 faculdades de Comunicação Social. A reunião do dia 25 será uma oportunidade para discutir como aproveitar politicamente esse momento de indignação. O Sindjorce conta, portanto, com a presença de todos para debater e sugerir as próximas ações em defesa da profissão no Ceará.


 


Fonte: Sindjorce