Sindjorce realiza encontro sobre a 1ª Conferência de Comunicação no dia 2 de julho

Os cidadãos brasileiros são vítimas da concentração dos meios de comunicação nas mãos de poucos grupos, da má qualidade da programação das emissoras e da falta de espaço para a veiculação de programas regionais. Mas como combater isso? A quem reclamar? Em

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará convidou para o evento os jornalistas Adriana Santiago (Fenaj), Daniel Fonseca (Intervozes), Joana Dutra (Prefeitura de Fortaleza) e o comunicador popular Sérgio Lira (Associação Brasileira de Rádios Comunitárias – CE (Abraço -Ceará). A mediadora será a secretária-geral do Sindjorce, Cristiane Bonfim. Após a conversa, haverá um show com o músico Mário Soul.


 


Mobilização


 


Desde meados de 2008 diversas entidades estão se reunindo no Ceará para trabalhar pela realização da Conferência. Em janeiro de 2009, começou a ser organizada, de forma mais efetiva, a Comissão Pró-Conferência de Comunicação do Ceará (CPC-CE). Em abril, uma audiência pública sobre o tema foi realizada na Assembleia Legislativa.


 


A Comissão Organizadora Nacional da 1ª Confecom realizou a segunda reunião em 19 de junho, que definiu a agenda de reuniões e o calendário de conferências preparatórias municipais e estaduais. A elaboração do Regimento Interno da Conferência está prevista para o final deste mês. Foi definido ainda que as conferências municipais devem ocorrer até 31 de agosto. Após este prazo, as conferências estaduais serão realizadas até o dia 31 de outubro.


 


O corte, pelo governo federal, da verba prevista para o processo da conferência preocupa os movimentos sociais envolvidos na mobilização nos estados. A redução drástica dos recursos será debatida em audiência pública na Câmara dos Deputados. O corte orçamentário do governo reduziu a verba de R$ 8,2 milhões, inicialmente previstos, para R$ 1,6 milhão.


 


A realização da Conferência é uma demanda histórica dos segmentos que lutam pela democratização da comunicação no Brasil. As conferências vêm sendo um importante instrumento em diversas áreas (saúde, segurança, juventude, entre outras) para garantir a participação popular na discussão e definição de políticas públicas.


 


Saiba mais:


 


O Conversa Afinada é gratuito e acontece no Sindbar, espaço cultural do Sindicato dos Jornalistas, a partir das 19h30min. O evento sobre a Conferência será no dia 2 de julho, quinta-feira. O endereço do Sindjorce é rua Joaquim Sá, 545, Dionísio Torres. Mais informações pelo telefone 3272.2966.


 


Fonte: Sindjorce