Brasil contabiliza 680 casos de gripe H1N1 nesta terça, 30
O número de casos da gripe H1N1 no Brasil subiu para 680 nesta terça-feira com a confirmação de 55 novos infectados, segundo o Ministério da Saúde. Todos os Estados brasileiros confirmaram casos da nova doença e há dois pacientes em estado grave. O Rio
Publicado 01/07/2009 02:43 | Editado 04/03/2020 17:08
“A quase totalidade desses pacientes já recebeu alta ou está em processo de recuperação”, disse nota do ministério.
Em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, é estável o estado de saúde de uma paciente contaminada pelo vírus H1N1 durante viagem à Argentina. Ela segue na UTI sem previsão de alta.
A paciente, de 14 anos, é do município gaúcho de São Gabriel, que teve as aulas retomadas na terça-feira após ter decretado situação de emergência na semana passada. No entanto, continuam suspensos eventos em locais fechados no município.
Na segunda-feira, Itaqui (RS) também declarou estado de emergência após o registro de casos suspeitos da doença na cidade.
Em Belo Horizonte, foi confirmada a contaminação de um paciente de 27 anos. Ele apresenta “quadro respiratório muito grave”, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.
Mais cedo, o Hospital das Clínicas de Minas Gerais havia divulgado que o paciente tinha 34 anos, informação que foi corrigida no final da tarde. A esposa do paciente, de 26 anos, também está internada, mas passa bem, disse a secretaria.
Há 673 casos considerados suspeitos e outros 933 foram descartados, de acordo com nota do ministério.
No domingo, o país registrou a morte de um paciente de 29 anos infectado na Argentina, a primeira vítima fatal da gripe H1N1 no Brasil.
Suspeitava-se que um norte-americano morto na última sexta-feira em Montenegro (RS) teria sido vítima da nova doença, mas a Secretaria Estadual de Saúde informou na noite desta terça-feira que exames comprovaram que a causa da morte foi bacteriana e descartou a contaminação do paciente pelo vírus H1N1.
Nesta terça-feira, 13 hospitais particulares de São Paulo passaram a integrar a rede de atendimento de casos suspeitos de gripe H1N1. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 18 hospitais públicos já realizavam este atendimento.
São Paulo registrou 308 casos da doença e é o Estado com o maior número de confirmações da nova gripe no país. Rio Grande do Sul confirmou 85 casos e Minas Gerais teve 67 registros.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), já foram confirmados cerca de 73 mil casos da doença, com 317 mortes. Estados Unidos, México, Canadá, Chile, Argentina, Austrália e Reino Unido são países com transmissão sustentada do vírus, segundo o órgão.
Fonte: Reuters – Rio de Janeiro