Comissão debate crise da pecuária no Pará

O Ministério Público Federal espera para amanhã a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta com os dois maiores frigoríficos do Estado, Bertin e Minerva. Também é esperada para esta sexta-feira, a assinatura de um Termo de Acordo com o governo do E

O procurador chefe do MPF no Pará, José Augusto Torres Potiguar, confirmou que as negociações estão adiantadas e que os Termos podem ser sacramentados na manhã desta sexta-feira, após uma nova rodada de negociação. Caso se confirme a assinatura, os dois frigoríficos saem da lista do embargo e podem ter de volta grandes clientes que suspenderam as compras atendendo recomendação do MPF. Há dúvidas, porém, se essas indústrias conseguem carne para beneficiar porque até agora, não há previsão de assinatura de acordo com produtores rurais.   


 


Além disso, os criadores de gado e setores do próprio governo trabalham para adiar a assinatura dos TACs por parte dos frigoríficos para amenizar as exigências do MPF considerada impossíveis de serem cumpridas, entre elas, o rastreamento dos animais por meio do chamado Sisbov.


 


Apesar da expectativa de assinatura dos primeiros acordos, o clima na audiência pública realizada nesta quinta-feira, em Belém para tratar do embargo à carne foi de confronto.


Fonte: (Diário do Pará).