Deputados lutam pela volta do nome do Aeroporto de Salvador

No período em que se comemora o 2 de julho na Bahia, recrudesce a luta para que o Aeroporto Internacional de Salvador volte a sua denominação anterior, de “2 de Julho”. Existem quatro projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados tentando reverter a decisão da família Magalhães, que quis fazer uma homenagem póstuma ao filho, Luiz Eduardo Magalhães, colocando seu nome no Aeroporto.

O dia 2 de julho é uma data muito especial para o povo baiano, pois nesta data é comemorado a independência da Bahia, que ocorreu algum tempo após a independência do Brasil. Para Luiz Alberto (PT-BA), autor de um dos projetos, a luta pelo “Aeroporto 2 de Julho” é uma demanda que agrega diversas vertentes políticas e significa respeito pela história da Bahia e da luta do povo baiano.

“Depois que apresentei o projeto mais três representantes do povo baiano na Câmara tiveram a mesma iniciativa, um do PPS, uma do PCdoB e um do PT, isso mostra que a demanda é ampla e reflete o sentimento popular”.

Homenagem ao povo

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) é autora de outro projeto nesse sentido. Para ela, a conquista da independência plena do Brasil demandou lutas em diversas localidades do país onde os portugueses resistiam contra a libertação da sua colônia, destacando que “o povo baiano levantou-se em armas contra o colonizador e travou heróicas batalhas para expulsar definitivamente as tropas da coroa e consolidar a independência do Brasil. As sangrentas lutas contra as forças coloniais duraram quase um ano e só terminaram em 2 de julho de 1823, quando os portugueses foram expulsos da Bahia e a independência do Brasil consolidou-se em definitivo.”

Ela diz que a proposta não tem o propósito de “atingir a memória do ex-deputado Luís Eduardo Magalhães. O propósito é o resgate da memória do povo baiano, é a recuperação de uma homenagem prestada a homens e mulheres do povo que deram a vida em defesa da libertação da Bahia e, por isso, precisam ser reverenciados comograndes heróis da Pátria.”

De Brasília
Márcia Xavier
Com Informes PT