Professores da rede estadual decretam greve

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) apresentou ao Governo do Estado, em janeiro deste ano, quando deveria ter sido aprovado o reajuste salarial, uma pauta com 24 reivindicações. Como não foi aceito o que foi solicitado, após

Entre as principais reivindicações da categoria está o reajuste na base salarial de 19,2%, a convocatória dos professores e servidores administrativos aprovados no ultimo concurso realizado no início deste ano e a reconsideração do modelo de gestão baseado na lógica empresarial. De acordo com Antonieta Trindade, vice-presidente do Sintepe, a presença de técnicos que fiscalizam com um cronômetro o trabalho dos professores em sala de aula interfere no exemplo pedagógico aplicado e causa constrangimento aos alunos e professores.


 



Os grevistas ressaltam o desejo de que haja um acordo em breve, pois se não for assim, na volta às férias, um milhão de alunos serão prejudicados. São 66 mil funcionários da educação e 40 mil professores em greve. Na próxima sexta-feira (10), a categoria realiza uma assembléia, às 14h, em frente à Secretaria de Educação para debater os rumos do movimento. 


 


Do Recife,


Elaine de Paula.