Secretaria da Saúde do Estado capacita profissionais na atenção ao idoso

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) realiza, entre os dias 7 e 8, o Seminário de Atenção à Saúde do Idoso, voltado aos profissionais de saúde da atenção básica de 12 municípios das Coordenadorias Regionais de Saúde (Cres), além de Fortaleza e Maracanaú

Os seminários de Atenção à Saúde do Idoso já foram realizados nas coordenadorias de Limoeiro do Norte, Russas, Aracati, Iguatu, Iço, Crateús e Quixadá. Até dezembro estão programados seminários para as CRES de Tianguá, Tauá, Camocim, Canindé, Sobral e Aracati. No Ceará existem 763.797 pessoas com mais de 60 anos de idade, que são o foco da Política de Atenção ao Idoso.


 


A tendência de aumento da esperança de vida ao nascer, média de 70 anos, aponta para o envelhecimento da população e o aumento progressivo das doenças crônicas e degenerativas, padrão observado em quase todo o mundo. Com o envelhecimento da população, o aumento da dependência dos idosos. Em 2006, que a proporção de idosos na população do Estado foi de 8,2% em 2006.


 


No âmbito do SUS, a Política de Atenção ao Idoso busca garantir atenção integral à Saúde da população idosa, enfatizando o envelhecimento saudável e ativo e fortalecendo o protagonismo das pessoas idosas. São diretrizes para a atenção integral à saúde do idoso a promoção do envelhecimento ativo e saudável; a manutenção e reabilitação da capacidade funcional; e o apoio ao desenvolvimento de cuidados informais.


 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Sesa