Presidente da UNE debate na TV participação política do jovem

Nesta quinta-feira (30), às 22h, o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagas, participará do programa Cenas do Brasil, da TV NBr/EBC, que trará um debate sobre a história e a importância da participação política dos jovens. Em seguida, haverá um debate com a participação do presidente da UNE e do assessor da Secretaria Nacional de Juventude, Carlos Odas.

Augusto Chagas, recém eleito presidente da UNE, se manifestou, esta semana, sobre a ação do DEM no Supremo Tribunal Federal (STF) contra cotas raciais nas universidades. Para ele, “a política de cotas é importante no processo de democratização e popularização das universidades”, lembrando que “somente com a adoção das cotas sociais, como as cotas raciais, é possível reduzir o abismo educacional existente no país.”

A União Nacional dos Estudantes (UNE) defende o sistema de cotas sociais como política de inclusão de estudantes da rede pública nas Instituições de Ensino Superior (IES). Essa é uma das grandes bandeiras de luta da entidade, defende a reserva de 50% das vagas nas universidades públicas, por curso e por turno, para estudantes de escolas públicas.

A adoção das cotas raciais deve atender os dados dessas populações medidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo dados de 2004 do IBGE, das 37.294.127 de pessoas com mais de 10 anos, residentes nas regiões metropolitanas do país, pouco mais da metade (56,5%) são brancas e os demais são negros, indígenas e amarelos.

“Acreditamos que somente com a popularização da universidade brasileira alcançaremos uma instituição mais comprometida com os interesses da maioria do povo brasileiro e da construção de uma nação mais desenvolvida”, afirma Augusto Chagas.

Por acreditar na eficácia das cotas, a UNE apóia as medidas adotadas por algumas universidades brasileiras, como a Universidade de Brasília (UNB). Trata-se de um exemplo bem sucedido desde sua implantação, em 2004, que vem dando bons resultados, ao contrário do que muitos críticos apontavam de que haveria queda de qualidade do ensino.

Serviço:
O programa Cenas do Brasil vai ao ar nesta quinta-feira (30), às 22h, com reprises na sexta-feira (9h e 23h30), sábados (11h e 23h) e domingos (18h). A NBR pode ser captada por antenas parabólicas ou TV's a cabo. Na Sky, em todo o pais, a NBr está no canal 146. Para saber os canais da Net, acesse www.ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr/como-assistir

Durante todo o programa, que é ao vivo, os telespectadores podem participar com perguntas pelos telefones (61) 3799-5866 e 3799-5867 ou pelo e-mail [email protected]

De Brasília
Com informações da UNE