Sem categoria

UNE defende sistema de cotas

A União Nacional dos Estudantes declarou, nesta quinta-feira (30), que apoia a Universidade de Brasília (UnB) e repudia a medida cautelar apresentada pelo DEM no STF contra cotas raciais na entidade. Para Augusto Chagas, recém eleito presidente da UNE, a política de cotas é importante no processo de democratização e popularização das universidades,

"A UNE defende o sistema de cotas sociais como política de inclusão de estudantes da rede pública nas Instituições de Ensino Superior (IES). Somente com a adoção das cotas sociais, como as cotas raciais, é possível reduzir o abismo educacional existente no país", diz a entidade.

De acordo com a UNE, uma de suas grandes bandeiras de luta é a democratização do acesso à universidade brasileira. Por isso, defende a reserva de 50% das vagas nas universidades públicas, por curso e por turno, para estudantes de escolas públicas.

A organização estudantil afirma que, para tanto, defende, ainda, a adoção das cotas raciais de acordo com os dados dessas populações medidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dentro da reserva de 50% das vagas. Segundo dados de 2004 do IBGE, das 37.294.127 de pessoas com mais de 10 anos, residentes nas regiões metropolitanas do país, pouco mais da metade (56,5%) são brancas e os demais são negros, indígenas e amarelos.

“Acreditamos que somente com a popularização da universidade brasileira alcançaremos uma instituição mais comprometida com os interesses da maioria do povo brasileiro e da construção de uma nação mais desenvolvida”, afirma Augusto Chagas, novo presidente da entidade.

Nesse sentido, a UNE apóia as medidas adotadas por algumas universidades brasileiras, como a Universidade de Brasília (UNB). "Trata-se de um exemplo bem sucedido desde sua implantação, em 2004, que vem dando bons resultados, ao contrário do que muitos críticos apontavam, ao afirmar que haveria queda de qualidade do ensino".

"A entidade manifesta seu apoio à instituição e ao Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães na luta para mantê-las (as cotas) e repudia a medida cautelar apresentada pelo Partido Democratas (DEM), no Supremo Tribunal Federal (STF), que questiona a constitucionalidade do sistema de cotas da UnB".

Fonte: UNE