Sem categoria

Belluzzo deixa TV Brasil: 'Consegui cumprir uma missão'

O presidente do Conselho Curador da TV Brasil, Luiz Gonzaga Belluzzo, declarou que pretende entregar o cargo — mas depois de conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na avaliação de Belluzo, deixar o conselho sem informar o presidente seria uma “tremenda falta de educação”.

Para ele, a Folha de S.Paulo se equivocou ao divulgar a informação sobre sua desistência. “Foi uma declaração infeliz, porque fica parecendo que eu já estava fora ", declarou ele, em entrevista ao Portal Imprensa.

Belluzo afirma que deixa o cargo em razão de outras atribuições profissionais e por achar que teve tempo de contribuiu o bastante para a TV. “Já fiz o que tinha que fazer. Acho muito injusto ficar distribuindo mal meu tempo entre uma função e outra. Tinha uma missão a cumprir — que era ajudar na instalação da TV — e consegui”, avaliou.

O conselho, a seu ver, deve zelar pelo caráter público da TV e não influenciar na administração da emissora. Belluzo atribui as seguidas desistências de alguns membros aos sacrifícios que a função exige. Segundo ele, “ninguém sai do conselho por descontentamento, mas pela dificuldade mesmo de conciliar funções e horários". Nos últimos meses, seis dos 15 membros deixaram suas vagas.

Belluzzo refuta também a crítica de que a inauguração da TV Brasil aconteceu sem que houvesse estrutura para atingir grande parte da população. “Qual seria, então, a melhor oportunidade para inaugurá-la?”, questiona. Ele ressaltou, ainda, que o trabalho é "progressivo".

Em sua opinião, a emissora terá de lutar contra algumas convenções da televisão comercial brasileira. "O trabalho da TV pública é justamente andar na contramão e não é nada fácil andar na contramão".

Da Redação, com informações do Portal Imprensa