Lula opina e PT paulista reavalia possibilidade de Ciro Gomes

Empenhado em construir palanques sólidos para a candidatura Dilma, Lula defende em São Paulo a possibilidade de uma ampla frente em torno de uma candidatura que poderia ser a de Ciro Gomes.

Preocupado com a viabilidade da candidatura Dilma e com o desafio de não facilitar a vida dos tucanos em São Paulo, Lula entrou no debate sobre a chapa para o governo estadual. Contrariando uma parte importante dos petistas locais, Lula sinalizou que a candidatura de Ciro Gomes/PSB pode ser uma alternativa para reunir amplos setores e fazer o debate duro que exige a falsificação administrativa do tucanato.

Lula tem defendido que o melhor é a construção de um único palanque da base de sustentação em cada estado, o que impulsionaria a candidatura nacional e possibilitaria vitórias estaduais também. A entrada de Lula no debate eleitoral paulista já alterou vários posicionamentos. A ex-prefeita Marta Suplicy, liderança importante do PT paulista afirmou: “Quem tem que definir a estratégia é o Lula”, demonstrando estar disposta a fazer os movimentos propostos pelo presidente.

Ciro Gomes, que tem em todas as pesquisas para a presidente, aparecido com um índice respeitável, segundo declarações ainda avalia o que fazer no próximo pleito. Mas, já tomou medidas para legalmente poder postular a vaga de governador do estado, se avaliar que é o caso.

O debate sobre a possível candidatura Ciro é altamente positivo pois mostra duas coisas essenciais: é preciso ter abertura para definir o nome mais competitivo e preparado para enfrentar a aliança tucano/demo, sem definir a priori de que partido este candidato deve ser; o estado será decisivo para a eleição nacional e não pode permitir que os tucanos façam da eleição do governo do estado um passeio e possam se dedicar integralmente ao projeto nacional.