Recife comemora os 100 anos de Burle Marx

Uma vasta programação está prevista para o mês de agosto, quando o paisagista completaria 100 anos. Para Luciano Siqueira, trata-se de um esforço para acentuar o valor das obras instaladas no nosso território, obras de um artista reconhecido internacionalmente e que começou aqui, nesta cidade''.

Recife tem o privilégio de contar com 18 logradouros públicos contemplados por projetos do paisagista Burle Marx. Tratam-se de projetos completos e pequenas reformas, distribuídos em diferentes bairros da cidade, com destaque para 6 jardins históricos, São eles: Praça de Casa Forte, Praça Euclides da Cunha, Praça do Derby, Praça da República e o jardim do Campo das Princesas, Praça Faria Neves (Praça de Dois Irmãos) e Praça Salgado Filho (Praça do Aeroporto). Aproximadamente 24 jardins privados também foram projetados por Burle Marx na capital pernambucana.

Sua obra não tem merecido a devida atenção e divulgação e hoje muitos jardins correm o risco de serem descaracterizados, os quais, em sua maioria, não se encontram em adequado estado de conservação. Alguns sofreram alterações significativas e já estão descaracterizados, como a Praça Artur Oscar ou Praça do Arsenal, que foi destituída do canteiro central, onde vicejavam plantas marinhas, dos bancos e do piso do projeto original, além da introdução de palmeiras que, em sua disposição, rompem a concepção artística de Burle Marx.

Articulado com o Laboratório de Paisagem da UFPE, o vereador Luciano Siqueira, do PCdoB, tem buscado realizar uma série de iniciativas para garantir o reconhecimento do valor histórico e cultural das praças assinadas pelo paisagista e assegurar a sua preservação. Ele foi o autor de audiência pública sobre o tema na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara de Vereadores e propôs um Comitê gestor para cuidar dos preparativos do centenário do paisagista.

O Comitê do Centenário de Burle Max reúne representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Laboratório de Paisagem da UFPE, Iphan, Fundarpe, CREA, Instituto de Arquitetos do Brasil e do Conselho Estadual de Cultura. A programação idealizada por este Comitê terá início no próximo dia 4, data em que Burle Marx completaria 100 anos. Estão previstos o lançamento da Cartilha Os Jardins de Burle Marx, debates, exposições e atividade cultural com orquestra e apresentação das escolas sobre a importância da preservação dos parques.

O Comitê também pretende se empenhar para garantir o tombamento das praças de Burle Marx. Nesse sentido, a Prefeitura e o Laboratório de Paisagem já estão realizando um inventário para fundamentar o processo de tombamento junto ao governo do Estado e ao Iphan.

O vereador Luciano Siqueira também apresentou projeto de Lei tornando a Semana Burle Marx parte das comemorações e atividades em defesa do meio ambiente a serem realizadas anualmente pela Prefeitura.

“Isso faz parte de um esforço conjunto para acentuar o valor das obras instaladas no nosso território, obras de um artista reconhecido internacionalmente e que começou aqui, nesta cidade”, resumiu Luciano Siqueira, lembrando que será uma excelente oportunidade para crianças e jovens conhecerem vida e obra de Burle Max.

Programação

· Dia 04 às 10h
Lançamento da cartilha Os Jardins de Burle Marx
– Abertura política (Prefeitura/FUNDARPE/Câmara de Vereadores e Universidade Federal)
– Local: Salão Nobre do Teatro Santa Isabel

.Dia 07 às 9h
– Apresentação das escolas sobre Burle Marx ,em cordel e outras formas artísticas;
– Apresentação da orquestra
– Local: Praça de Casa Forte;

. Dia 12 às 20h
– CREA Presta homenagem à Burle Marx

.Dia 17 às 9h
– Debate e exposição sobre as obras de Burle Marx
– Local: Centro de Artes da Universidade Federal de Pernambuco

Fonte: site do vereador Luciano Siqueira