Sem categoria

Estudantes protestam contra o aumento da passagem de ônibus

O aumento do valor da tarifa do transporte coletivo em Manaus provocou mais um ato do movimento estudantil da cidade. Revoltados com a ação desavergonhada do prefeito Amazonino Mendes, que havia garantido a manutenção do valor da tarifa, representantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), da União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE-AM) e da União dos Estudantes Secundaristas do Amazonas (UESAM) tomaram a Praça da Matriz, no centro da cidade, para protestar.

Reunidos em cima de um carro de som para falar aos milhares de usuários que, de todas as zonas da cidade, passam pelo local, representantes das entidades estudantis denunciavam o fato. Nas falas, questionamentos sobre o motivo de Amazonino não recorrer a decisão judicial que acatou a ação do Sindicato das Empresas de Transporte (Sinetram) pelo aumento do valor da tarifa.

Além disso, denunciaram a mentira propagada pelo prefeito quando mobilizou sua bancada de vereadores para aprovar a redução da meia passagem, sendo esta a condição para não aumentar o valor da tarifa dos ônibus.

O ato público dos estudantes aconteceu uma semana após a greve dos trabalhadores rodoviários, que ainda reivindicam o cumprimento das leis trabalhistas e o pagamento dos benefícios que lhes são garantidos por Lei.

De acordo com o vice AM-AC-RR-RO da UBES, Yann Evanovick, existe uma conivência entre o executivo municipal e os empresários. “Está claro que o prefeito Amazonino Mendes senta no colo dos empresários. Além de não recorrer a decisão do Tribunal de Justiça em resposta a ação do Sinetram, ele nada faz para combater as ações dos donos das empresas quando esses não cumprem os termos contratuais da licitação do transporte público”, afirmou com o apoio de Maria das Neves e Natanael Gomes, presidentes da UEE-AM e UESAM, respectivamente.

Dezenas de estudantes participaram da atividade exibindo cartazes com a foto de Amazonino Mendes seguida da frase: Valor da tarifa dói ônibus R$ 2,25. O negão é legal? Numa alusão ao slogan de campanha utilizado por Amazonino Mendes.

Grandes manifestações para as próximas semanas foram anunciadas pelos líderes estudantis. Durante o mês de agosto, diversas capitais do país serão palco de mais uma jornada de lutas da UNE e da UBES. Em Manaus, a pauta ainda está sendo definida pelos dirigentes das entidades.

De Manaus,

Anderson Bahia

Ouça a rádio Fronteira Vermelha http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm