Sem categoria

Mossoró: Arca das Letras realiza  Encontro de Agentes de Leitura

Fortalecer as atividades das Bibliotecas Rurais Arca das Letras na perspectiva dos Territórios da Cidadania. Este é o objetivo da realização do II Encontro de Agentes de Leitura no Estado, nos dias 04 e 05 de agosto, no município de Mossoró.

Arca das Letras realiza II Encontro de Agentes de Leitura em Mossoró

A ação é uma iniciativa da Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário – SRA/MDA e da Delegacia Federal do MDA no Rio Grande do Norte, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária – SEARA, e a OSCIP Missão Criança, e pretende avaliar a situação geral das bibliotecas rurais e promover a discussão dos aspectos gerais que envolvem o trabalho comunitário de incentivo à leitura, os problemas e os avanços das bibliotecas e as formas de aprimorar as ações do Programa nos Territórios.

“O Governo do presidente Lula e da governadora Wilma de Faria é uma gestão acolhedora de direitos, apta a reconhecer e celebrar a diversidade. O meio rural brasileiro não é uma planície uniforme e sem fim, deserta de gente e povoada por máquinas, onde apenas o agronegócio se estabelece e se realiza. Assim, o Programa Arca das Letras simboliza o compromisso social com o direito ao conhecimento e à leitura está sendo garantindo para milhares de pessoas do campo”, ressalta o secretário da SEARA, Canindé de França.

Como resultado desses encontros serão formadas Comissões de Agentes de Leitura (até 6 agentes por território) para acompanhar e avaliar o desempenho do Programa Arca das Letras, trocar experiências, atualizar os acervos das bibliotecas, bem como encaminhar sub-projetos e relatos de experiências coletivas de incentivo à leitura e difusão do Programa.


Primeiro Estado em número de bibliotecas

O Rio Grande do Norte é o estado do País que detém o maior número de bibliotecas do Programa Arca das Letras. São 659 unidades instaladas em 114 municípios. As bibliotecas atendem a 51,8 mil famílias com os mais de 100 mil livros distribuídos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da SEARA, e o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, do Ministério da Educação, do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça, da Secretaria de Estado e Justiça e da Cidadania do Rio Grande do Norte, da Penitenciária de Mossoró Dr. Mário Negócio, do Programa Nacional de Crédito Fundiário e de outros parceiros que fazem doação de livros.

Incentivo à leitura

O Programa Arca das Letras é uma iniciativa do MDA que distribui bibliotecas para comunidades rurais, visando o incentivo à leitura, o apoio aos processos educacionais, culturais e de desenvolvimento das práticas produtivas e a participação das comunidades na gestão coletiva e autônoma das bibliotecas.

Os agentes de leitura são moradores das comunidades beneficiadas que se responsabilizam pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura. O trabalho é voluntário e a escolha dos agentes é feita em reuniões de consulta comunitária.

Hoje, mais de 12 mil agentes de leitura trabalham nas 6.271 bibliotecas rurais distribuídas pelo País para atender mais de 800 mil famílias do campo. Ao todo, o Programa ultrapassa a marca de 1,3 milhão de livros distribuídos.

De Natal,
Jana Sá