Sem categoria

Pensamentos de Fidel serão divulgados em dicionário

Será lançado, no próximo sábado (08), em Cuba, um dicionário do pensamento político e ideológico do líder comunista Fidel Castro. De acordo com o jornal oficial Granma, na publicação, aparecem ordenados alfabeticamente critérios e conceitos expressados ao longo da vida política do ex-presidente da ilha.

Fidel Castro

O volume de 340 páginas, publicado pela Editora Política (estatal), reúne frases de discursos do ex-presidente de Cuba entre 1959 e 2006, em um trabalho do pesquisador cubano Salomón Susi.

''O 'Dicionário dos Pensamentos de Fidel Castro' é uma ferramenta de valor para o debate ideológico no mundo contemporâneo e as tarefas de construção do socialismo em nosso país'', afirma o Granma. Já o prólogo da publicação diz que a obra é ''uma seleção do ideário de Fidel a partir das proposições que encerram a dimensão política e filosófica mais essencial e educativa''.

Fidel, que fará 83 anos no próximo dia 13, está afastado do Governo por motivos de saúde, mas continua antenado com a política local e internacional. Preserva inclusive seu cargo como primeiro-secretário do Partido Comunista. Recebe governantes, opina sobre os temas de relevo. Desde 2007, o líder da Revolução vem publicando amplos artigos, intitulados, no começo, Reflexões do Comandante-em-Chefe e, a partir de fevereiro de 2008, Reflexões do companheiro Fidel.

Neles, são analisados temas de interesse nacional e internacional, como a política contra-revolucionária dos Estados Unidos contra Cuba, a crise econômica mundial, o meio-ambiente e temas históricos, alguns pouco conhecidos, e em muitos dos quais foi protagonista ou testemunha destacada.

Com agências