Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza alia Surf e Cidadania

Uma das mais interessantes atividades praticadas pela Operação Fortaleza em Férias foi o Festival Surf e Cidadania.

A Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Fortaleza utilizou o surf, modalidade bastante praticada nas comunidades localizadas na orla marítima, como base para fomentar um debate popular sobre cidadania, educação ambiental e esporte. Juntamente com os debates, foi realizada uma mostra de surf aberta, com a participação de atletas da própria comunidade.

O público médio da ação é de 50 crianças e adolescentes, na faixa etária de 08 a 18 anos. Antes do início das competições, eram realizadas atividades de limpeza e coleta seletiva de lixo na praia, em parceria com a comunidade e educadores ambientais da Semam. Um dos objetivos do projeto Surf e Cidadania é discutir a conservação e limpeza da praia junto com atletas e moradores.

Todos os atletas que participarem da mostra de surf receberam lanche, protetor solar e medalha. Os participantes mais bem qualificados ganharam também equipamentos para a prática de surf.

O último Surf e Cidadania foi realizado no Titanzinho, dentre os campeões, um garoto conhecido como ''Pescador'', filho de mãe solteira e viciada em pedra de crack. O garoto é craque na vida. Dribla as adversidades e enfrenta o mar com o talento para surfar e estudar. Força garoto!

Fonte: Blog do Evaldo Lima